As 5 Melhores Companhias de Cruzeiro para Quem Viaja Sozinho

A Norwegian Cruise Line (NCL) é a companhia de cruzeiros número um para quem viaja sozinho. Esta é a conclusão de uma pesquisa conduzida pelo portal especializado em cruzeiros Dreamlines, após analisar 19 companhias marítimas com foco nos serviços oferecidos para os viajantes desacompanhados. A Norwegian mostrou o melhor desempenho nos três principais critérios: acomodação, preço e atividades a bordo. Completando o top 5 estão a Costa Cruzeiros, Cunard Line, Royal Caribbean e Holland America Line.

Tabela Comparativa - Companhias de Cruzeiro

Cabines individuais

Ainda não é comum entre os navios de cruzeiro oferecer cabines individuais, mas todas as cinco primeiras colocadas contam com um certo número delas em suas embarcações. No Norwegian Epic, por exemplo, quem estiver viajando sozinho pode escolher entre 128 cabines projetadas especialmente para este público. As cabines Studio possuem cerca de 9 metros quadrados e estão estrategicamente localizadas ao lado dos Studio Lounges, áreas que promovem a interação entre os passageiros e são acessíveis apenas pelos hóspedes das cabines individuais.

Já metade da frota da Costa Cruzeiros também oferece cabines individuais em diversos itinerários pelo mundo. Nos navios da classe Quantum da Royal Caribbean, quem viaja sozinho vai encontrar cabines individuais bem equipadas para descansar após participar das inúmeras atividades de entretenimento do navio.

Quem viaja sozinho em uma companhia marítima que não oferece este tipo de cabine, sempre pode optar por uma cabine dupla, porém esta alternativa pouco econômica se reflete no orçamento.

Cabine individual Studio no Norwegian Epic

A aconchegante cabine individual Studio a bordo do Norwegian Epic

Preço

Quando se trata do preço, viajar sozinho é sempre mais caro do que viajar acompanhado. Para medir a política de preços dos cruzeiros, a Dreamlines analisou dez viagens de cada companhia marítima, com roteiros de 7 noites pelo Caribe ou Mediterrâneo. Foram analisadas 3 tarifas diferentes: cabine única, cabine dupla com ocupação dupla e cabine dupla com ocupação individual.

As cabines individuais da Norwegian e Costa custam uma média de 25% e 26% a mais do que o valor  por pessoa de uma cabine dupla respectivamente. No entanto, o suplemento de ocupação individual de uma cabine dupla chega a 45% a mais do que viajando acompanhado, o que acaba tornando esta opção menos econômica.

Na Cunard, as cabines individuais custam mais de um terço do que as cabines duplas por pessoa, enquanto a Royal Caribbean e a Holland America Line cobram mais de 50%. Assim, reservar uma cabine individual sempre é uma alternativa mais barata do que reservar uma cabine dupla para ocupação individual.

Norwegian Breakaway

Norwegian e Costa são as companhias que oferecem os melhores preços para quem viaja sozinho

Atividades a bordo

NCL, Costa e Holland America Line oferecem bebidas de boas-vindas especiais e promovem festas para que os viajantes desacompanhados possam fazer amigos e conhecer pessoas de todo o mundo. Além disso, o conceito do Studio Lounge da NCL é pensado para oferecer a oportunidade de encontrar outros campanhia para excursões em terra e eventos dentro do navio.

Por serem companhias de cruzeiro tradicionais, a Holland America Line e a Cunard colocam à disposição os famosos “hosts”, que fazem companhia às mulheres que viajam sozinhas na pista de dança ou até mesmo durante o jantar.

Na Royal Caribbean, quem estiver viajando sozinho pode optar por jantar em grandes mesas compartilhadas, onde a interação entre os passageiros acontece de forma natural.

As oportunidades para conhecer novas pessoas a bordo diferem em cada uma das companhias de cruzeiro, dependendo do conceito e do público-alvo da cada uma. A Norwegian, cujo público engloba todas as faixas etárias, oferece o conceito mais avançado para quem viaja sozinho. Tanto a Costa quanto a Royal Caribbean contam com uma atmosfera casual a bordo e muitas opções de entretenimento que encorajam os encontros entre viajantes. Já a Cunard e a Holland America Line são mais indicadas para o público da melhor idade.

Mesa de Grupo no Restaurante do Harmony of the Seas (Royal Caribbean)

Mesa compartilhada em um dos restaurantes do Harmony of the Seas da Royal Caribbean

 

 



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *