As diferenças entre as cabines de cruzeiros

Atualizado em: 24 de fevereiro de 2020

Em um cruzeiro, sua cabine é responsável por grande parte do seu conforto e bem-estar. É lá que você passa boa parte dseu tempo enquanto o navio cruza os mares e é nela que você recarrega suas energias para mais um dia de aventuras em terra. Mas no meio de tantas opções disponibilizadas pelas companhias, é normal ter dúvidas na hora de fazer a sua reserva. 

Revisar esse tópico é um ótimo jeito de começar a planejar sua viagem, e para que você não precise pesquisar sobre isso, a Dreamlines reuniu tudo que você precisa saber na hora de escolher sua cabine. Os tipos de cabine, suas localizações, suas diferentes tarifas e os possíveis upgrades são só algumas das coisas que vamos falar para esclarecer suas dúvidas e ajudar na sua escolha. Mas já vale adiantar: não existe tipo certo ou errado de cabine, apenas o mais apropriado para seu estilo de viagem. Confira nossas dicas! 

Qual a diferença entre os tipos de cabines em cruzeiros? 

Por mais que os tipos de cabine variem de acordo com cada companhia, todas elas possuem, de forma geral, 4 tipos: cabines internas, cabines externas, cabines com varanda e suítes. Elas possuem diferenças fundamentais e cada uma delas vai proporcionar uma experiência diferente a seus hospedes. 

AS DIFERENÇAS ENTRE AS CABINES DE CRUZEIROS

1 – Cabine Interna

As cabines internas são chamadas assim pois estão na parte interna do navio e não possuem janelas. Elas costumam ser a opção mais barata e normalmente são menores que as demais. Apesar de serem pequenas, elas são cuidadosamente decoradas para ampliar a sensação de espaço e possuem todos os equipamentos e comodidades necessárias para garantir uma estadia confortável. Elas são mais adequadas para quem usa a cabine apenas para descansar e passa mais tempo turistando em terra firme. 

 

2 – Cabine Externa

Cabines externas estão voltadas para a parte externa do navio e costumam ser muito semelhantes a cabines internas quando se trata de tamanho e decoração. A principal diferença é que elas têm vista para o mar através de uma janela ou escotilha, que pode ou não ser aberta, dependendo do navio. Normalmente estas cabines estão localizadas na parte inferior do navio, pois acima delas estão as cabines com varanda. Algumas companhias possuem subcategorias de cabines externas com diferentes preços, tamanhos e instalações.

 

3 – Cabine com Varanda

Cabines externas com varanda possuem uma sacada privada com vista para o mar. Em alguns navios, mesas cadeiras ou espreguiçadeiras transformam a varanda no ambiente perfeito para curtir a brisa do mar. Essas cabines são normalmente maiores e mais espaçosas que as internas e externas, com espaço para sofá, escrivaninha ou penteadeira e por isso são também mais caras. Este tipo de cabine é recomendado para quem vai fazer cruzeiro em um navio que passará mais tempo em alto-mar, como um transatlântico por exemplo

4 – Suíte

As suítes são as maiores hospedagens dos cruzeiros. São espaçosas, possuem mais comodidades e as vezes oferecem múltiplos ambientes, como salas de estar ou lounges, além da varanda. Também é normal que as companhias ofereçam privilégios aos hospedes dessa modalidade, como embarque e desembarque prioritário, pacotes de bebida incluso, acesso a lounges, restaurantes e bares exclusivos do navioou até mesmo serviço de consierge, dependendo do nível da suíte ou da companhia. E por falar nisso, algumas companhias possuem diferentes classes de suítes, que variam de acordo com seu tamanho, localização ou quantidade de ambientes. Suítes são recomendadas para famílias, grupos de amigos, 2 ou mais casais, ou também para quem está disposto a pagar mais pelo espaço extra.

Existem mais tipos de cabine?

Algumas companhias oferecem modalidades diferentes de cabines, como suítes SPA, cabines estúdios e cabines para famílias. Elas são, na verdade, cabines de alguma das 4 modalidades que acabamos de discutir, porém possuem uma experiência diferente, com mobília e decoração diferenciadas ou comodidades e benefícios inclusos

Companhias como a Royal Caribbean, a Costa Cruzeiros e a Celebrity Cruises line possuem suítes SPA, que são como suítes normais, mas oferecem roupa de cama e de banho mais sofisticados e descontos no SPA do navio. Outra variação são as acomodações para famílias, que normalmente são suítes com camas extra ou beliches em um cômodo separado para as crianças. As companhias Norwegian Cruise Line, adotaram o conceito de cabines estúdio, para quem viaja só e não quer pagar o valor de uma cabine para 2. E você sabia que nem toda a cabine com varanda é externa? Alguns navios da Royal Caribbean, como o Allure of the Seas e o Harmony of the Seas, possuem um parque no centro do navio e com cabines voltadas para ele.

Qual a diferença entre as tarifas das cabines?

Depois de escolher seu tipo de cabine, você vai escolher sua localização no naviooptar por uma de suas diferentes tarifas. Dependendo da localização, sua cabine pode ter vista obstruída e dependendo da tarifa escolhida, a cabine vai ser escolhida pela companhia, como é no caso das cabines garantidas. Mas o que são cabines com vista obstruída, cabines garantidas e qual a melhor lugar do cruzeiro para escolher sua cabine? Esses assuntos também trazem muitas dúvidasentão reunimos abaixo tudo que é importante para saber em relação a localização da sua cabine.

O que é uma cabine garantida? 

Uma cabine garantida é quando você escolhe o tipo de cabine que você quer (interna, externa, com varando ou suíte) e deixa a companhia escolher a localização dela para você. Se você tiver sorte, a cabine que você receber pode ser de uma categoria superior à que você escolheu, mas nunca será de uma categoria inferior a selecionada. Em outras palavras, se você comprar uma cabine externa garantida, a companhia pode escolher qualquer cabine externa do navio para você, ou ainda oferecer um upgrade para uma cabine com varanda ou suíte, mas você nunca será alocado a uma cabine interna, por exemplo. A companhia vai anunciar sua cabine próximo a data de embarque, mas a numeração pode mudar até o dia de embarcar. 

Mas tome cuidado com essa escolha, tudo isso vêm com um risco: você pode acabar com uma cabine com vista obstruída ou ficar com a menor cabine da categoria selecionada. Por isso, cabines garantidas são mais baratas que a tarifa normal, é claro. Então é uma opção válida se você está disposto a arriscar sua localização por um preço mais baixoEsse tipo de tarifa não é recomendada para grupos de amigos que estão viajando juntos, pois poderão ficar em cabines distantes ou até mesmo em cabines de classes diferentes. Pessoas com mobilidade reduzida também devem evitá-laspara que não fiquem distantes de elevadores e rampas de acesso. 

O que é uma tarifa super bingo? 

As tarifas chamadas super bingo são exclusividade da MSC Cruzeiros e funcionam um pouco diferente das garantidas. Nesse caso, a companhia também escolhe sua cabine, a diferença é que você pode receber qualquer cabine do navio através de um sorteio. Elas são normalmente a tarifa mais barata do cruzeiro e são perfeitas para quem quer pagar menos sem se importar com a categoria da cabine e sua localização. Se você se enjoa facilmente nos navios ou se você possui mobilidade reduzida, talvez essa não seja a melhor escolha, pois a cabine poderá ficar distante de elevadores ou em um lugar que balança de acordo com as ondas do mar.

O que são cabines com vista obstruída?  

Cabines externas com janela ou com varanda podem ter sua vista bloqueada pela estrutura do navioAs vigas e colunas dos decks superiores, a estrutura da torre de comando e os botes salva-vidas são algumas das coisas que podem tapar parte de sua visão para o mar ou bloqueá-la completamente. Mas apesar disso, essas cabines vêm com um lado positivo: muitas delas são um bom negócio. Justamente por terem sua visão obstruída, seus preços são reduzidos. Algumas companhias chegam até mesmo a vender uma cabine externa com visão comprometida pelo valor de uma interna. E fique tranquilo que nossos especialistas em cruzeiros vão deixar claro para você se a cabine desejada tem vista obstruída ou não, antes que você confirme sua reserva. 

Qual o melhor lugar para a cabine no cruzeiro? 

A localização da cabine também influencia na sua experiência de viagem. A posição no navio determina a estabilidade, o nível de ruído e a distância para os elevadores e para outras partes do navio, além de afetar o preço. 

Parte alta do navio:  as cabines dos decks superiores são mais caras. Por serem mais altas, apresentam uma vista privilegiada e normalmente são um pouco maiores que as cabines da mesma modalidade nos decks mais baixosNo entanto, essa região é sensível ao balanço do mar e aos ventos, não sendo recomendada para quem sofre de enjoos.

Parte baixa do navio: já a parte baixa do navio é muito mais estável e suas cabines balançam muito menos, além de serem mais baratas. Mas como elas ficam próximas dos motores, turbinas e âncora do navio, podem apresentar mais ruído durante a viagem. 

Aposentados cruzeiroParte frontal (proa) do navio: as cabines da parte frontal são menos estáveis que a parte traseira e central e pode-se sentir melhor o balanço do navio. A vista lá é melhor e mais livre, então essa parte normalmente é dedicada as acomodações mais caras do cruzeiro. 

Parte central do navio:  cabines no centro do navio são muito procuradas por estarem perto dos elevadores e próximas das áreas comuns dos navios. Elas também são as mais estáveis e possuem menos ruído que as cabines da parte traseira e dianteira. Cabines centrais localizadas nos decks mais baixos do navio são recomendadas para quem sofre com enjoos e também a quem tem mobilidade reduzida, pois serão as mais estáveis de todo o navio e o deslocamento é facilitado devido a sua proximidade aos elevadores.

Parte traseira (popa) do navio: é semelhante a parte central, porém ficam mais distantes das áreas comuns e dos elevadores do navio, além de apresentarem mais ruído, principalmente nos decks inferiores. 

As instalações das cabines 

Esta é uma questão que muitas pessoas fazem antes de fazer a reserva. De modo geral, mesmo as cabines mais econômicas são completas e possuem tudo que é necessário para curtir as férias com tranquilidade. Normalmente, todas possuem banheiro privativo com ducha, ar condicionado, televisão, telefone, frigobar, secador de cabelo e minicofre – como um quarto de hotel – sendo que as suítes contêm acessórios extras. As cabines também são dotadas de alimentação elétrica 110v e 220v, possibilitando o uso de eletrônicos pessoais. 

Ainda possui dúvidas? 

Se você ainda tiver dúvidas sobre as cabines no navio, entre em contato com a Dreamlines. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo tanto por telefone quanto por e-mail. Tudo isso para oferecer a você uma viagem inesquecível. 

Texto e informações por: Alexandre Lazaron 

 



2 Comentários

  1. Avatar EDEN RAsuk 5. outubro 2017 Responder
    • Beatriz Queiroz Beatriz Queiroz 5. outubro 2017 Responder

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *