Conheça grandes mulheres que são madrinhas de navios de cruzeiro

O que Kate Middleton, Xuxa e Sophia Loren têm em comum? Além de compartilharem a beleza e o engajamento em causas humanitárias, todas elas são madrinhas de grandes navios de cruzeiro, uma tradição marítima que começou há mais de 4 mil anos. No Dia Internacional da Mulher, a Dreamlines aponta algumas das personalidades que apadrinharam luxuosos navios de cruzeiro.

Antes da viagem inaugural pelos mares ou rios, as companhias de cruzeiros convidam as mulheres mais ilustres do cinema, da música e até mesmo da realeza para comandarem a cerimônia de batismo. Os homens ficam de fora, já que, segundo uma centenária tradição marítima, um padrinho poderia trazer azar para a navegação.

As madrinhas são responsáveis pela tradicional quebra da garrafa de champanhe no casco, antes de proclamarem o nome do navio e desejarem “que nunca falte um palmo de água abaixo da quilha”, expressão marítima utilizada pela tripulação para desejar boa sorte antes da navegação.

Kate Middleton batizou o Royal Princess em 2013 no porto de Southampton, Inglaterra (Foto: Princess Cruises)

Kate Middleton – Madrinha do Royal Princess

Em 2013, a duquesa de Cambridge Kate Middleton batizou não apenas seu primeiro filho, mas também um impressionante navio: o Royal Princess. Seguindo os passos da Princesa Diana, que já havia batizado um dos navios da frota da Princess Cruises, a Duquesa de Cambridge quebrou uma garrafa do champagne Moët & Chandon contra o casco deste gigante navio de 141 mil toneladas. Após a cerimônia, a duquesa e a família real passaram a noite a bordo do cruzeiro, que tem capacidade para 3600 passageiros.

Melania Trump – Madrinha do Norwegian Jewel

Muito antes de se tornar primeira dama dos Estados Unidos, Melania Trump já tinha outro título no currículo: o de madrinha do navio Norwegian Jewel. Na ocasião da sua inauguração, em 2005, o navio da Norwegian Cruise Line era o maior cruzeiro do mundo e Melania havia acabado de se casar com o magnata Donald Trump. Desde então, muita coisa mudou, mas o Norwegian Jewel continua sendo uma joia dos mares, com capacidade para 2300 passageiros e mais de 20 bares e restaurantes.

Pier Luigi Foschi, chairman e CEO da Costa Cruzeiros, a atriz Marion Cotillard, o comandante Giacomo Longo e o prefeito de Marselha Jean-Claude Gaudin na inauguração do Costa Serena (Foto: Costa Cruzeiros)

Marion Cotillard – Madrinha do Costa Serena

A combinação entre talento e ativismo ecológico foi o que levou a Costa Cruzeiros a escolher a musa francesa Marion Cotillard como madrinha do navio Costa Serena, batizado na França em 2007. Conhecida por ser uma das ativistas mais célebres do Greenpeace e WWF, a atriz se indentificou com as inovações ecológicas introduzidas pelo Costa Serena, que adotou rígidos padrões de controle de emissão de gases e redução do consumo de água, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais das viagens de cruzeiro. Além disso, todo o óleo utilizado na cozinha do Costa Serena é reciclado para ser utilizado posteriormente como biodiesel.

Xuxa Meneghel – Madrinha brasileira do MSC Fantasia

Madrinha brasileira da frota da MSC Cruzeiros, Xuxa Meneghel foi escolhida para batizar o MSC Fantasia na estreia do navio em águas brasileiras em 2012. Após o batismo, a embaixadora da UNICEF viajou com toda a família a bordo do cruzeiro para experimentar uma das inovações introduzidas pelo navio: o MSC Yacht Club. Esta área exclusiva para hóspedes VIP traz o conceito de “iate dentro do navio” e oferece serviços como mordomo 24 horas, piscina coberta, solário e banheiras de hidromassagem.

Sophia Loren batizou o navio construído em sua homenagem em 2012 (Foto: MSC Cruzeiros)

Sophia Loren – Madrinha do MSC Divina

Mais do que madrinha do MSC Divina, Sophia Loren foi a verdadeira inspiração por trás deste projeto da MSC Cruzeiros. O navio foi desenhado e batizado especialmente em homenagem à diva italiana e conta com uma cabine temática decorada pela própria atriz. A suíte 16007 exibe fotografias exclusivas de Sophia Loren, uma réplica da sua penteadeira particular e móveis em tons de vermelho que evocam toda a elegância desta diva do cinema italiano.

Sharon Stone – Madrinha do AmaVida

A companhia de cruzeiros fluviais de luxo AmaWaterways apostou na exuberância da atriz Sharon Stone para o batismo do seu navio AmaVida, que navega com exclusividade pelo Rio Douro, percorrendo a rota dos vinhos portugueses. Além dos seus grandes papéis no cinema, em filmes como Instinto Selvagem e Invasão de Privacidade, Sharon Stone é conhecida por apoiar diversas causas humanitárias no continente africano. A atriz já ajudou a arrecadar mais de 300 milhões de dólares para pesquisas científicas sobre a AIDS.

A cantora Mariah Carey é madrinha do Disney Fantasy, batizado no porto de Nova York (Foto: Disney Cruise Line)

Mariah Carey – Madrinha do Disney Fantasy

Adorada por fãs de todas as idades, a cantora Mariah Carey foi escolhida para representar o navio Disney Fantasy, cuja proposta é proporcionar férias dos sonhos para toda a família. O batismo do navio para 4 mil passageiros aconteceu em Nova York em 2012, em cerimônia que também contou com uma performance do ator Neil Patrick Harris. Outra madrinha famosa dos navios da Disney é a personagem animada Sininho, de Peter Pan, que simbolicamente batizou o Disney Wonder em 1999.

Princesa Charlene de Monaco – Madrinha do Seven Seas Explorer

Inaugurado em 2016, o navio Seven Seas Explorer faz parte da seleta frota da companhia Regent, que opera cruzeiros de luxo com serviço personalizado e alta gastronomia. Em uma cerimônia que contou com um show do cantor Andrea Bocelli, o navio foi batizado pela bela Princesa Charlene de Mônaco, ex-nadadora olímpica e embaixadora da Fundação Nelson Mandela.

Texto e informações por: Beatriz Queiroz



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *