Cruzeiros para famílias: qual companhia escolher?

Viagens de cruzeiro conseguem reunir o melhor de dois mundos: adultos e crianças têm diversão garantida em atividades pensadas especialmente para públicos de diferentes idades. Não é à toa que cada vez mais famílias decidem passar suas férias em alto-mar.

No último ano, as viagens em família representaram 38% das reservas de cruzeiros realizadas por brasileiros no portal especializado Dreamlines, que conduziu uma pesquisa para avaliar quais as melhores companhias marítimas para viajar em família. Confira quais os destaques para cada um dos aspectos analisados:

Crianças viajam grátis ou com tarifas reduzidas

A maioria das companhias de cruzeiro oferecem algum tipo de desconto para crianças quando estas viajam na mesma cabine dos pais. É o caso da Costa e da MSC, onde menores de 18 anos viajam grátis na cabine dos familiares.

Já a companhia favorita dos brasileiros quando o assunto são viagens com crianças, a Disney Cruise Line, não oferece nenhum tipo de desconto para crianças, já que a programação dos navios tem foco no público infantil. As tarifas dos 3º e 4º passageiros da mesma cabine, no entanto, são reduzidas.

Tipos de cabine

Todas as companhias de cruzeiro analisadas oferecem cabines para no mínimo 4 passageiros. Além disso, alguns navios contam com cabines conjugadas, o tipo mais buscado para viagens em família. “A quantidade de cabines conjugadas é bastante limitada e por isso deve ser reservada com antecedência para garantir a disponibilidade”, afirma a especialista em cruzeiros da Dreamlines Sofia Bittencourt.

Cabines especialmente desenvolvidas para famílias contam com detalhes extras, como cobertores infantis e localização próxima às zonas de recreação do navio. É o caso da Ultimate Family Suite do novo Symphony of the Seas, uma espetacular suíte familiar de dois andares conectados por um tobogã, varanda com banheira de hidromassagem e mesa de jogos.

Ultimate Family Suite do Symphony of the Seas: togogã e banheira de hidromassagem na varanda

Entretenimento para crianças e adultos

Clubes infantis estão presentes nos navios de todas as companhias analisadas. Crianças entre 3 e 17 anos costumam ser separadas em diferentes grupos com atividades específicas para cada faixa etária. Tanto a MSC quanto a Costa possuem o diferencial de oferecer gratuitamente o serviço de babysitter para os menores de 3 anos, para que os pais possam usufruir das atividades do cruzeiro com tranquilidade. Já a Disney e demais companhias cobram uma taxa extra por este serviço.

A Royal Caribbean se destaca quando o assunto é entretenimento a bordo, já que seus grandiosos navios oferecem atrações diferenciadas. Parede de escalada, simulador de surf, pista de patinação no gelo e tobogã gigante são algumas das atrações que são garantia de adrenalina para os adolescentes.

Já nos navios da Disney, é possível agendar horários para conhecer os personagens favoritos e até mesmo encontra-los durante o jantar. As crianças podem participar de um chá com as Princesas Disney ou tirar fotos com os personagens de Frozen nas diversas atividades oferecidas durante a programação dos navios. Em cruzeiros especiais, a Disney oferece ainda o Star Wars Day, um dia inteiro dedicado ao universo de Guerra das Estrelas.

Jantares para todos os paladares

Para que o cruzeiro seja uma experiência gastronômica que agrade a toda a família, as companhias de cruzeiro oferecem menus especiais para crianças e buffets que atendem a todas as restrições alimentares.

Nos navios da MSC e da Royal Caribbean, por exemplo, as crianças podem jantar enquanto os pais desfrutam das entradas, e em seguida são acompanhadas até o clubinho para que os pais curtam o resto do jantar a sós.



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *