Tudo que você precisa saber sobre cruzeiros fluviais

Muitas das maiores e mais incríveis cidades do mundo, sejam elas modernas ou antigas, foram construídas na beira de rios. Londres possui o Tâmisa, Paris é banhada pelo Sena, Cairo está às margens do Nilo e o Mekong percorre inúmeras cidades do sudeste asiático.

Mais do que apenas uma fonte de subsistência, nossos rios e mares há milhares de anos permitem viajar da costa até o coração dos continentes. Mas se navegar pelos mares pode ser suficiente para quem se contenta em percorrer os entornos de cada local, há quem encontre nos rios uma forma de embrenhar-se pelo interior de países que guardam no seu centro tudo o que possuem de melhor.

E é por reconhecerem a magia de navegar pelos mais fascinantes rios do mundo que algumas empresas se especializam em oferecer cruzeiros fluviais em diversos continentes. No post de hoje trazemos todas as informações que você precisa saber para fazer um cruzeiro fluvial. Confira!

Tudo sobre cruzeiros fluviaisPor que fazer um cruzeiro fluvial

Os cruzeiros fluviais costumam ser realizados em embarcações específicas para este tipo de via. Navios confortáveis e de pequeno porte garantem um a atmosfera tranquila, íntima e sossegada, em um ritmo mais lento que é ideal para sentir a energia de cada local.

Este tipo de viagem tem se popularizado desde que mais pessoas começaram a perceber o quanto é prático e confortável navegar para além do litoral, conhecendo destinos fascinantes, sem ter que enfrentar horas de estrada ou a inconveniência dos aeroportos. Ainda assim, para muitos cruzeiristas, a maior vantagem dos cruzeiros de rio está no tempo passado em cada destino, já que as viagens entre um porto e outro são mais curtas e sobra mais tempo para explorar cada cidade.

As excursões oferecidas pelas companhias geralmente fazem parte do pacote e incluem walking tours e atividades específicas para cada local. Em cruzeiros pelo interior da França, por exemplo, é comum que haja paradas para conhecer vinhedos e construções históricas. Já em um cruzeiro pelo rio Amazonas, a experiência é focada na natureza.

Os melhores destinos para cruzeiros fluviais

Independentemente do destino, um cruzeiro fluvial é uma ótima maneira de conhecer regiões menos comuns ou até mesmo lugares de difícil acesso sem deixar de lado a comodidade de um cruzeiro. Veja por onde você pode viajar cruzando por rios!

Cruzeiros fluviais pela Europa

Tudo sobre cruzeiros fluviaisUm dos destinos mais populares quando se fala em cruzeiros fluviais é, definitivamente, a Europa. Com diversos rios navegáveis cortando diferentes países, fica fácil percorrer o interior de mais de uma nação em poucos dias. Os cruzeiros por rios europeus costumam combinar história, cultura e cenários incríveis e alguns dos rios mais navegados são:

  • Reno: os cruzeiros pelo rio Reno costumam passar principalmente por cidades alemãs, mas também podem incluir no roteiro partes da suíça – onde fica sua nascente -, da França e da Holanda. Um dos grandes destaques dos cruzeiros pelo Reno são as viagens de Natal, que passam por alguns dos melhores mercados natalinos da Alemanha no mês de dezembro.
  • Danúbio: o rio Danúbio nasce na Alemanha e deságua no mar Negro, na Romênia. Durante seu curso passa pela Áustria, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Croácia e Bulgária, o que garante roteiros com uma grande diversidade de cidades medievais que encantam por sua riqueza histórica, pela arquitetura distinta e por suas riquezas culturais.
  • Sena: os cruzeiros pelo mais famoso rio da França são uma excelente opção para quem quer conhecer as pequenas e charmosas cidades e vilarejos do interior do país. Algumas empresas oferecem roteiros temáticos pelo Sena, com foco em degustação de vinhos, por exemplo, ou ainda cruzeiros “artísticos” que passam por locais que inspiraram Monet e alguns dos mais famosos pintores franceses.
  • Douro: o rio Douro nasce no norte da Espanha, mas grande parte do seu curso está em Portugal, onde deságua no Atlântico. Se você se interessa por paisagens de tirar o fôlego, aprecia vinho de alta qualidade e gastronomia excepcional, então vai se encantar com um cruzeiro pelas águas do Douro.

As empresas Uniworld e AmaWaterways oferecem diversos roteiros de cruzeiros fluviais pela Europa. Confira aqui!

Cruzeiros fluviais pela América do Sul

Tudo sobre cruzeiros fluviaisOs cruzeiros fluviais da América do Sul navegam principalmente pelo rio Amazonas. Com quase 7 mil quilômetros de extensão, o Amazonas nasce no Peru e deságua no oceano atlântico, no norte do Brasil. Por ser o rio com maior volume de água do mundo, embarcações maiores conseguem navegar pelo rio com tranquilidade, o que permite que navios provenientes do Caribe e de outras localidades percorram o rio em uma viagem mista e inigualável.

Grande parte dos roteiros que incluem o Amazonas partem de Manaus ou ali terminam, e o grande destaque dos cruzeiros pela região é o rio por si só e a natureza em seu entorno. A Amazônia possui um dos ecossistemas mais ricos de todo o planeta e, devido ao seu imenso tamanho, o acesso por terra é limitado ou difícil em muitos trechos, o que faz com que navegar seja a melhor opção para conhecer o local.

Poucas das cidades às margens do rio possuem infraestrutura para receber viajantes, o que faz com que um cruzeiro seja a forma mais cômoda de explorar a região. Além disso, os cruzeiros pelo rio Amazonas oferecem excursões e tours guiados por especialistas que conhecem a área e sua natureza e que tornam a experiência ainda mais completa.

A Iberostar, a Oceania, a Holland America Line e a Regent Seven Seas são algumas das empresas que operam cruzeiros pelo rio Amazonas. Veja as ofertas clicando aqui!

Cruzeiros fluviais pelo Sudeste da Ásia

Tudo sobre cruzeiros fluviaisO sudeste asiático é uma região que tem chamado a atenção de cruzeiristas que buscam uma forma confortável de conhecer esta região tão exótica e cheias de belezas naturais. O principal rio da região é o Mekong, que está entre um dos maiores do mundo e cujo entorno possui um dos ecossistemas mais variados do planeta, perdendo apenas para a Amazônia.

Com mais de 4 mil quilômetros de extensão, o Mekong nasce na China e deságua no sul do Vietnã, percorrendo também Myanmar, Laos, Tailândia e Camboja em seu caminho. Os cruzeiros costumam ter itinerários bastante parecidos, passando principalmente por vilarejos, templos budistas e mercados típicos do Camboja e do Vietnam.

As maiores cidades destes dois países também costumam constar nos itinerários, assim como memoriais que remetem aos tempos de guerra na região e tornam a viagem ainda mais cultural e atrativa. O Sudeste Asiático é uma região de contrastes e os cruzeiros que por ali passam permitem conhecer mais sobre a cultura e a forma de viver tão distintas da nossa.

E então? Ficou com vontade de conhecer o mundo em um cruzeiro fluvial? Então entre em contato com a Dreamlines! Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo a encontrar o cruzeiro ideal para você – tanto por telefone quanto por e-mail. Tudo isso para oferecer a você uma viagem inesquecível.

Texto e informações por: Luisa Wink



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *