Hamburgo, a metrópole marítima da Alemanha

O MSC Preziosa se despede da temporada de cruzeiros na costa brasileira no dia 13 de abril e parte rumo a uma incrível viagem transatlântica de 20 noites. O navio vai oferecer um roteiro repleto de história e cultura, passando por Espanha, Portugal, Reino Unido e França, até ancorar no seu destino final em Hamburgo, na Alemanha.

Prefeitura de Hamburgo, na Alemanha

Quando se pensa em cidade das águas na Europa, é bem provável que a primeira imagem que venha à mente sejam os charmosos canais de Amsterdam ou as fotogênicas pontes de Veneza. Mas, nem mesmo somando as vias fluviais de ambas estas cidades, dá para ter uma ideia daquilo que você vai encontrar em Hamburgo. Com mais pontes em seu perímetro urbano que qualquer outro lugar do mundo, a capital marítima da Alemanha é uma fascinante metrópole cercada de água por todos os lados.

Este cenário único, somado a uma efervescente vida cultural, contribuiu para que Hamburgo fosse eleita pela revista The Economist uma das dez cidades com melhor qualidade de vida do mundo, assumindo de vez uma posição privilegiada na lista de destinos favoritos dos turistas europeus. Os brasileiros, entretanto, ainda não colocaram Hamburgo no mapa de viagens, o que torna a tarefa de descobrir esta misteriosa cidade ainda mais apaixonante.

Canais da cidade de Hamburgo, na Alemanha

Como não poderia deixar de ser, a água é um elemento essencial no estilo de vida dos locais. O rio Elbe atravessa a cidade e seus canais serpenteiam entre exuberantes edifícios do expressionismo gótico alemão e antigos armazéns de tijolos vermelhos, hoje transformados em escritórios, residências e museus. Não deixe de conferir a moderna Elbphilharmonie, no remodelado bairro HafenCity, uma casa de espetáculos ainda em construção que tem tudo para ser um dos novos edifícios icônicos da Europa. Já o cativante centro de Hamburgo gira em torno ao lago Alster, rodeado de imagens dignas de cartão-postal. Elegantes avenidas, edifícios históricos e igrejas góticas dominam o skyline da cidade. No verão e na primavera, este cenário convida o turista a curtir um dos inúmeros bares à beira do lago, admirando a graça dos cisnes brancos e degustando uma verdadeira cerveja alemã.

Porto de Hamburgo, na Alemanha

Durante mais de 800 anos, comerciantes e estivadores de todas as partes do mundo passaram pelo porto de Hamburgo e ajudaram a transformar a cidade em um dos destinos comerciais mais prósperos da Europa. Foi nesse efervescente vai e vem de marinheiros e célebres piratas que surgiu uma criação culinária mundialmente associada à cidade. Ele mesmo, o hamburguer! A carne moída achatada em forma de disco, originalmente criada pelos russos, foi levada aos Estados Unidos pelos marinheiros alemães que faziam a travessia do Atlântico, onde ficaram conhecidas como hamburguer em referência à origem da mercadoria. Hoje em dia já não há estivadores em Hamburgo. Nem piratas. No entanto, a alma marítima permanece viva em todos os cantos da cidade e sua impressionante zona portuária continua sendo motivo de orgulho para seus habitantes. Impossível pensar em um lugar mais propício para terminar seu cruzeiro do que este!

Texto e informações por: Beatriz Queiroz



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *