Ilhas Gregas: como escolher a ilha ideal?

Qual ilha grega combina melhor com meu perfil? Quais as ilhas mais bonitas da Grécia? Estas são perguntas que rondam a cabeça de qualquer viajante que sonha em conhecer as ilhas gregas. Com um conjunto de mais de seis mil ilhas espalhadas pelo Mar Egeu e pelo Mar Jônico, escolher apenas algumas delas não é tarefa fácil. Principalmente, se considerar que praticamente todas elas oferecem o combo praias paradisíacas, charmosos vilarejos e gastronomia incrível.

Os cruzeiros pela Grécia surgem como uma oportunidade de conhecer diversas ilhas em uma só viagem. Para ajudá-lo a escolher o roteiro do seu cruzeiro, nossos especialistas escolheram as melhores ilhas gregas de acordo com o que você procura para suas férias:

Creta, Grécia

Melhores praias: Creta

É compreensível que a maior ilha do Mar Mediterrâneo em extensão seja aquela que oferece a maior variedade de praias de cair o queixo. As mais belas faixas de areia se concentram na parte norte da ilha, a pouca distância da região onde atracam os navios de cruzeiros (Chania). As águas azul-turquesa de Falassarna, Elafonissi e Balos não irão decepcionar quem busca encontrar cenários paradisíacos nas ilhas gregas.

Zakynthos, Grécia

Melhores vistas: Zakynthos

A ilha jônica (também conhecida pelo nome italiano Zante) deixou de ser um segredo bem guardado após a sua paisagem marcante ganhar popularidade no Instagram. A Navagio Beach, uma incrível praia vista do topo de um desfiladeiro cercada por falésias de calcário, chama atenção pelo impressionante azul florescente do mar. Mas Zakynthos é muito mais do que isso. A ilha oferece uma vegetação abundante perfeita para trilhas e até um castelo em estilo veneziano com vistas para toda a cidade.

Santorini, Grécia

Melhor ilha para casais: Santorini

Se o seu imaginário de ilhas gregas inclui casinhas brancas e cúpulas azuis, seu lugar são as Ilhas Cíclades. A arquitetura típica deste grupo de ilhas alcança todo o seu esplendor em Santorini, a mais exuberante do arquipélago. Este popular destino de cruzeiros atrai casais de todo o mundo em busca de vilarejos pitorescos, como Fira, e aquele que é considerado o pôr do sol mais bonito do mundo, em Oia. Além possuir uma das paisagens mais famosas do mundo, Santorini não decepciona quem busca uma atmosfera romântica, presente em seus restaurantes e hotéis com vistas espetaculares para a baía Caldera.

Mykonos, Grécia

Melhor ilha para baladas: Mykonos

Ibiza não é nada comparada a Mykonos quando o assunto é festa e badalação. Muitos cruzeiros pelas ilhas gregas oferecem um pernoite a bordo quando fazem escala em Mykonos, justamente para que os hóspedes possam aproveitar a noite mais animada da Grécia. As festas mais badaladas acontecem em beach clubs ao ar livre, como Cavo Paradiso, Tropicana e Paradise Club. A vida noturna de Mykonos conta ainda com praias e baladas exclusivas para o público LGBT.

Rhodes, Grécia

Melhor ilha para história e cultura: Rhodes

A maior das Ilhas do Dodecaneso foi na Antiguidade um dos centros marítimos e comerciais mais importantes do Mediterrâneo graças à sua posição estratégica. Por isso, a ilha de Rhodes continua sendo uma das principais escalas de cruzeiros pelas ilhas gregas. Famosa por ter abrigado o Colosso de Rhodes, uma das 7 Maravilhas do Mundo, a ilha ainda guarda ruínas de uma Acrópolis da época clássica (408 A.C.), castelos da época que foi dominada pela Ordem de Malta (1309-1523) e uma cidade fortificada do período em que formou parte do Império Otomano (1523), além de diversos museus e igrejas. Rhodes é um prato cheio para quem busca entrar em contato direto com a história durante a viagem pela Grécia.

Corfu, Grécia

Melhor ilha para famílias: Corfu

Ao mesmo tempo em que possui uma atmosfera mais relaxada, Corfu dispõe de uma excelente estrutura turística para viajar com crianças. Além de praias ideais para toda a família, como Glyfada, Agios Gordios e Sidari, a ilha conta ainda com o parque aquático Aqualand. O interior da ilha oferece trilhas para passeios a cavalo indicadas para todas as idades. Assim como as demais ilhas jônicas, a região nunca formou parte do Império Otomano, o que significa fortes influências italianas no estilo de vida e na gastronomia.

Gastronomia grega

Melhor gastronomia: Sifnos

Ao sair do seu navio, a primeira coisa que você vai notar é o aroma de biscoitos de laranja e anis pairando no ar da pequena ilha de Sifnos. Peixes frescos e ouriços-do-mar são exibidos nos barcos dos pescadores e garrafas de ouzo (aperitivo tradicional grego) são figuras certas nas mesas dos bares à beira do mar. A cozinha tradicional da ilha de Sifnos é feita nos mesmos pratos de caçarola de terracota que vêm sido produzidos na ilha há séculos. Uma ilha para descobrir a gastronomia grega muito além das azeitonas e do azeite de oliva.

Texto e informações por: Beatriz Queiroz



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *