As belezas das ilhas da Madeira e Açores

Madeira e Açores pertencem a Portugal e são rotas de muitos cruzeiros. Neste artigo vamos falar sobre as belezas, a história e a gastronomia destas maravilhosas ilhas portuguesas!
Olá cruzeirista,

Belas paisagens, culinária caprichada e muitos bons vinhos certamente são os grandes destaques da ilha da Madeira e da ilha dos Açores. Rotas de muitos cruzeiros, as ilhas fazem parte do território português, embora sejam regiões autônomas. A seguir, vamos falar sobre essas pequenas ilhas de grandes belezas naturais e culturais.

Funchal4

A vista da capital Funchal

Madeira

Os primeiros registros históricos de Madeira datam de antes do século XV. Porém, a ilha foi oficialmente descoberta pelos portugueses no ano de 1418 e povoada em torno de 1425.
A Madeira tem uma temperatura média entre 18 e 24ºC, com um clima subtropical que é quase uma garantia contra os extremos, fazendo dela assim um destino de férias perfeito em qualquer altura do ano. O céu azul e as chuvas ocasionais definem esta linda ilha, que se mantém sempre verde, fresca e florida.

O Cabo Girão

Funchal, a capital

Funchal é a capital da ilha de Madeira e possui cerca de 112 mil habitantes. O porto é ponto de parada de diversos cruzeiros que seguem viagem para Marrocos, Ilhas Canárias, Caribe e Brasil. O centro da cidade é repleto de ruas estreitas e calçadas de pedras que dão um aspecto medieval à cidade.
Uma das tradições mais conhecidas de Funchal é a descida do Monte através de carros de cestos. Essa tradição se compõe de trenós que são empurrados estrada abaixo, em um trecho de 2 quilômetros. Além disso existe o Cabo Girão, uma parede de pedra de 589 metros de altura com uma bela vista panorâmica do mar. É um ponto muito procurado por pessoas que praticam paragliding e base-jumping.

Açores

O arquipélago dos Açores foi oficialmente descoberto por Portugal no ano de 1431 e começou a ser povoado um ano depois. O arquipélago é composto de 9 ilhas: Corvo, Flores, Faial, Graciosa, Pico, São Jorge, Terceira, Santa Maria e São Miguel.
O clima do arquipélago é temperado chegando a uma temperatura média de 24ºC no verão. O mar em torno do arquipélago é ideal para prática de surfe e esportes aquáticos, no entanto, a melhor época para curtir o local é o verão, quando a temperatura varia de 17ºC a 23ºC.

A bela Lagoa das Sete Cidades

Ponta Delgada, a principal cidade do arquipélago

Ponta Delgada é capital do arquipélago de Açores e possui 69 mil habitantes. É passagem de cruzeiros de companhias como a Royal Caribbean, Norwegian e Princess. A cidade tem belos pontos turísticos como a Igreja de São Sebastião que foi fundada no século XVI e construída em estilo Tardo-Gótico. A sacristia está decorada com belos azulejos azuis tipicamente portugueses e elementos decorativos do século XVII, feitos em madeira brasileira de jacarandá.
Outro local imperdível é a Lagoa das Sete Cidades, que na verdade são duas grandes lagoas sobre a cratera de um vulcão adormecido. Possui um diâmetro de cerca de 5 quilômetros e profundidade máxima de 400 metros.

Gastronomia Portuguesa

A gastronomia das ilhas é de dar água na boca. Marcada pela abundância de peixes e frutos do mar, lapas grelhadas e camarões também são muito apreciados. Além disso destacam-se os doces com o pão-de-ló e famoso bolo de mel da ilha de Madeira.
Os vinhos também são muito apreciados como em Portugal. Na ilha da Madeira é cultivada uma uva verde chamada Verdelho, que dá origem a um vinho de mesmo nome.

Dúvidas?

Pensando em fazer um cruzeiro pelas ilhas portuguesas? Então entre em contato com a Dreamlines. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo tanto por telefone quanto por e-mail. Tudo isso para oferecer a você uma viagem inesquecível.

Texto e informações por: Danilo Sousa



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *