Sicília, o paraíso no Mediterrâneo

Conheça um pouco dessa ilha que é destino de muitos cruzeiros

Localizada no sul da Itália, a Sicília é uma mistura da cultura de diversos povos, cercada por praias de águas transparentes.

Olá cruzeirista!

Você conhece o “arancini”, o “cannoli” ou “gelato con brioche”? Essas são especialidades da cozinha da Sicília, a ilha que se localiza no sul na Itália, bem em frente à “ponta da bota”. A Sicília é uma das regiões mais antigas da Itália com vestígios de povoamento no século XIII a.C. Passou pela idade antiga com influência dos gregos, fenícios, árabes até finalmente ficar sobre controle dos romanos. Nas suas ruas é possível ver as influências de todos esses povos, em uma mistura de arquitetura e nome de cidades que fogem do italiano tradicional. Toda essa história ainda é complementada com uma gastronomia fantástica e paisagens de tirar o fôlego.

Sicília com a vista para a Calábria

As mais belas paisagens

As influências dos mais diversos povos deixaram um patrimônio histórico riquíssimo na Sicília. A natureza também foi muito gentil com a Sicília e a presenteou com um dos mais belos mares do mundo: o Mediterrâneo. Uma coisa é certa, a Sicília é fantástica por todos os lados. Ao começar pelo estreito de Messina, onde os barcos e navios cruzam as águas que dividem a ilha da Itália continental. Em Messina você pode ver a bela catedral da cidade e ainda subir as escadarias da cidade e ter a bela visão do porto e ver o litoral da Calábria, do outro lado do estreito.

O teatro grego com o Etna ao fundo

Taormina e Siracusa, as joias gregas na Sicília

Essas 2 cidades são paradas obrigatórias para quem visita a ilha. Duas das maiores cidades na Sicília, essas cidades tiveram grandíssima influência grega na idade antiga. Taormina talvez seja a cidade mais turística e famosa da ilha, seja por sua beleza natural, pelas suas lojas de grife ou pelo famoso teatro grego. Fato é que a cidade localiza-se no alto de uma colina, onde temos uma linda visão do mar Mediterrâneo com a Isola Bella. E quando o céu está limpo, temos a cereja do bolo: estar no teatro grego e observar a linda paisagem com o vulcão Etna ao fundo. Em direção ao sul da ilha temos Siracusa, uma outra cidade com influência grega e registros antigos. A cidade possui o maior teatro grego da ilha e também a bela catedral com colunas dóricas. As cidades são rotas das companhias Azamara, Star Clippers e Seabourn.

Piazza Pretoria

Palermo e Catânia, as principais cidades

Palermo é a capital da Sicília e também a cidade mais populosa. A cidade possui uma importância comercial e turística muito grande na ilha. Rota de diversos cruzeiros, possui também um grande acervo histórico e cultural. A começar pela enorme catedral, onde é possível subir e observar toda a cidade do alto. O Teatro Massimo, símbolo da ópera siciliana e onde foi filmado uma cena do filme “O Poderoso Chefão 3”. Outro ponto de parada obrigatória é a Cappella Palatina, construída em 1132 com um trabalho minucioso de mosaicos bizantinos. A Piazza Pretoria e i Quattro Canti, são 2 praças na cidade que também são pontos turísticos muito famosos.

Trapani vista do alto

Trapani e as ilhas Egadi

No lado ocidental da ilha temos Trapani, uma cidade com 70 mil habitantes e passagem de alguns navios da Costa Cruzeiros. Se trata de uma cidade muito tranquila, com ruas estreitas repletas de restaurantes. A partir de Trapani é possível conhecer as ilhas Egardi. As ilhas Egardi são 3 ilhas localizadas a oeste de Trapani: Favignana, Levanzo e Marettimo. Todas as 3 ilhas merecem uma visita, mas principalmente Favignana cercada pelo mar limpo, transparente variando do azul claro até o verde em certas partes da ilha. Em Favignana é possível alugar uma bicicleta e conhecer a ilha toda. Os destaques vão para Lido Burrone e Cala Rossa, com seu mar azul claro e transparente que mais parece uma piscina natural.

A gastronomia siciliana

A Sicília possui uma gastronomia única, que a difere do resto da Itália. As diversas influências fizeram com que a ilha tivesse seu cardápio próprio. O famoso arancini (croquete frito de arroz, com molho de tomate e mozarela), o cannoli (doce frito em formato de tubo, recheado com ricota ou mascarpone) e ainda o gelato con brioche (sorvete servido dentro de um pão doce) são marcas registradas da gastronomia.

Os destaques ainda vão para as bebidas como o limoncello (licor de limão) e a marsalla (vinho típico da cidade de Marsala).

Dúvidas?

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Dreamlines. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo tanto por telefone quanto por e-mail. Tudo isso para oferecer a você uma viagem inesquecível.

Texto e informações por: Danilo Sousa



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *