Coronavírus: Que medidas estão sendo tomadas pelas companhias de cruzeiros?

Atualizado em: 18 de agosto de 2020

No início de fevereiro a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou o novo nome do vírus que vem preocupando a população mundial: COVID-19. Pertencente a mesma família viral associada às epidemias anteriores de MERS-CoV, em 2012, e de SARS-CoV, em 2002, o coronavírus tem causado doenças respiratórias, é transmissível entre os humanos e foi inicialmente identificado em Wuhan, na China central, em dezembro de 2019.

O vírus continua a se espalhar e hoje já existem mais de 21.9 milhões de infectados ao redor do mundo. Segundo a OMS, a América do Sul é o novo epicentro da pandemia, tendo o Brasil como o país mais afetado, com mais de 3.3 milhões de casos confirmados. No entanto, os Estados Unidos ainda ocupa a primeira posição em número de casos confirmados, com mais de 5.4 milhões de casos, passando o Brasil para a segunda posição. A Índia passou à terceira posição, com mais de 2.7 milhões de casos, seguida da Rússia, com mais de 930 mil casos confirmados, da África do Sul, com mais de 589 mil casos e do Peru, com mais de 541 mil casos.

Em resposta ao surto, as companhias aéreas cancelaram diversos voos e as fronteiras de muitos países foram fechadas. Para impedir a propagação do vírus, os governos estão decretando que os estabelecimentos comerciais fechem as portas e que a população não saia de casa. As companhias de cruzeiros também tomaram as devidas providências por conta do novo vírus. Estas iniciaram com protocolos de higiene a bordo dos navios, bem como com mudanças nos itinerários e com cancelamentos de determinadas viagens. No entanto, por conta do rápido avanço da doença no mundo todo, as companhias de cruzeiro optaram por paralisar temporariamente e voluntariamente suas operações, além de alterarem suas políticas de cancelamento para flexibilizar viagens futuras. Saiba mais!

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES SOBRE O VÍRUS

  • Existem mais de 21.943.183 casos de COVID-19 confirmados ao redor do mundo;
  • O número de mortos ao redor do globo já passou dos 775 mil;
  • Atualmente, os principais focos de contaminação estão nos Estados Unidos, com 5.454.333 de casos confirmados, na Índia, com 2.702.742 casos, na Rússia, com 930.276 casos, na África do Sul, com 589.886, no Peru, com 541.493 casos, no México, com 525.733  casos e no Colômbia, com 476.660 casos;
  • O Brasil permanece na segunda posição do ranking de contaminações no mundo, com 3.359.570 casos confirmados e 108.536 mortes reportadas;
  • O vírus está presente em mais de 214 países;
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia no dia 11/03/2020 e recomendendou a suspensão de viagens, o distanciamento social, a adoção de quarentena, a higienização das mãos e o uso de máscaras;
  • Alguns países europeus começaram a relaxar algumas medidas restritivas de isolamento social, porém com cautela. Na Alemanha, por exemplo, pequenos comércios reabriram as portas dia 20/04 e parte das escolas retomaram as atividades no dia 04/05;
  • O número de recuperações do COVID-19 gira em torno de 1.8 3milhões de pessoas.

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES PARA PASSAGEIROS DE CRUZEIROS

Associação Internacional de Navios de Cruzeiros (CLIA) publicou no dia 23/03/2020 a seguinte declaração sobre o corinavírus:

A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) reforça que, para a indústria de cruzeiros, as pessoas estão sempre em primeiro lugar. Todos os membros da CLIA (Cruise Line International Association) no Brasil e no mundo estão totalmente focados na saúde e no bem-estar de passageiros, tripulantes e das comunidades, e isso inclui a atuação nos trâmites de retorno seguro de navios de cruzeiro, passageiros e tripulantes afetados pelo fechamento de portos em várias partes do mundo.

A entidade mantém permanente contato com autoridades nacionais e internacionais, no intuito de contribuir no processo de repatriação de brasileiros e também colaborando para que estrangeiros que estejam no Brasil possam voltar ao seu país de origem. Outra importante iniciativa tomada por nossas associadas, prezando pela segurança dos cruzeiristas e tripulantes e atuando em consonância com o Ministério da Saúde, foi a antecipação do encerramento da temporada 2019/2020 de Cruzeiros no Brasil, que aconteceria até meados de abril.

Agradecemos ao Ministério do Turismo, à Embratur, ao Ministério da Saúde, ao Ministério das Relações Exteriores, ao Ministério da Infraestrutura, à Anvisa, à Antaq, aos Portos, aos Terminais, à Autoridade Marítima, à Polícia Federal, à Receita Federal, à Praticagem, aos Governos Estaduais e Prefeituras, além das Agências, Operadoras e Entidades parceiras do Turismo. São tempos muitos desafiadores, sem precedentes, que estão impactando o Turismo e seus milhões de trabalhadores em todo o mundo. Somos uma comunidade resiliente e reforçamos que estamos comprometidos com toda a nossa cadeia. O setor de Navios de Cruzeiros vai contribuir muito para a recuperação do Turismo.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E NOVAS POLÍTICAS DE CANCELAMENTO

Em decorrência do atual estado de pandemia mundial causado pelo COVID-19, que exige afastamento social e restrições de viagens, as principais companhias de cruzeiros optaram pela suspensão temporária de suas operações visando conter a disseminação do vírus pelo mundo, bem como proteger a saúde e o bem-estar dos hóspedes, da tripulação e das comunidades visitadas. Com isso, as companhias adaptaram suas políticas de cancelamento à presente realidade que estamos vivendo. As companhias MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Royal Caribbean, Azamara, Silversea, Celebrity Cruises, Princess CruisesHolland America Line, Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises são algumas das afetadas. Abaixo apresentamos um resumo das medidas adotadas pelas companhias de cruzeiros.

MSC CRUZEIROS

A MSC Cruzeiros estendeu mais uma vez a suspensão temporária das operações de toda a sua frota. Portanto, todos os embarques até 31/07/2020 foram cancelados para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os hóspedes, tripulantes e habitantes dos locais visitados.

Além disso, a suspensão temporária dos cruzeiros da companhia receberam datas diferentes dependendo do destino. Cruzeiros para o Canadé e Nova Inglaterra estarão suspensos até 31/10/2020, por conta de uma decisão do governo do Canadá. Cruzeiros para o Norte da Europa também foram temporariamente paralisados até 23/10/2020 e os itinerários pela Ásia, até 26/10/2020. Já os cruzeiros pelo Mediterrâneo e Caribe ficarão também suspensos até 31/10/2020.

Os passageiros afetados pelos cruzeiros cancelados serão compensados com reembolso na forma de crédito equivalente a 100% do valor originalmente pago. Este valor poderá ser utilizado em qualquer futura viagem, de qualquer navio, até final de 2021. Além disso, os hóspedes receberão um crédito a bordo entre 100 e 200 Euros/dólares, por cabine, dependendo da duração do cruzeiro original.

Novas políticas de cancelamento de reservas:

Para reservas com embarque entre 31/10/2020 até abril de 2021 que foram afetadas e automaticamente transferidas para outro navio com mesmo itinerário ou similar, a MSC oferecerá:

  • Um upgrade* de cabine a todos os hóspedes que reservaram uma cabine interna ou externa com vista para o mar;
  • Um crédito a bordo a todos os hóspedes com reservas em uma cabine externa com varanda, suíte ou uma cabine do MSC Yacht Club, no valor de:
    • EUR/USD 100 por cabine, em cruzeiros de até 6 noites (€50/US$50 para cabines individuais)**
    • EUR/USD 200 por cabine, em cruzeiros de 7 noites* ou mais (€100/US$100 para cabines individuais)**

*A compensação não se aplica para o MSC World Cruise, MSC Preziosa, bem como para reservas já realizadas no MSC Musica e o MSC Opera na África do Sul.

** O crédito a bordo pode ser utilizado apenas uma vez e não é transferível nem reembolsável.

Os hóspedes que contataram a companhia ou o seu agente de viagem até o dia 31/07/2020 tiveram a opção de alterar sua reserva e utilizar o crédito*** em outro navio MSC e/ou destino, com embarque até 31/12/21. Para quem não comunicou o desejo de alteração até o prazo estipulado, teve o novo destino/navio confirmado sem possibilidade de alteração.

Embora hoje tenhamos tomado a difícil decisão de estender a paralisação das operações de todos os nossos navios, é importante que também olhemos adiante, pois sabemos que nossos clientes estão sonhando em viajar e desejam planejar suas férias para o próximo ano. Por esse motivo, também confirmamos nossa temporada completa de verão de 2021 no hemisfério norte., disse Gianni Onorato, CEO da MSC Cruzeiros.

No curto-prazo, acrescentou Onorato, nossos navios retomarão as operações somente quando for a hora certa, em fases e por região, e seguindo as orientações das autoridades nacionais e internacionais de saúde e outras autoridades reguladoras, e com o apoio de um novo protocolo operacional especialmente focado em saúde e segurança, que anunciaremos em breve. Dessa forma, gradualmente, todos os nossos navios retornarão ao mar até o início da nossa temporada 2021 de verão no hemisfério norte. 

A companhia ainda criou o programa Viaje com Confiança que oferece a possibilidade de alterar ou cancelar seu cruzeiro com condições flexíveis:

1- Para todos os cruzeiros internacionais reservados entre 1 de junho e 31 de julho de 2020 e com embarques até 2 de maio de 2021: 

  • Possibilidade de remarcar a reserva até 15 dias antes do embarque, caso tenha reservado apenas o cruzeiro, ou até 21 dias antes do embarque caso seja um pacote Fly & Cruise da MSC.*
  • A nova viagem deve ter início até 31 de dezembro de 2021.**
  • Em caso de cancelamento, serão aplicadas as multas de acordo com os termos e condições.

2- Para todos os cruzeiros da temporada brasileira 2020/2021 ( de novembro de 2020 a abril de 2021), com embarque e desembarque em portos brasileiros, reservados do dia 1 de junho de 2020 ao dia 31 de julho de 2020:

  • Possibilidade de remarcar a reserva sem custo até 15 dias antes do embarque.
  • A nova viagem deve ter início até 31 de dezembro de 2021.**
  • Cancelamento mediante a pagamento de uma taxa reduzida de R$ 150, até 21 dias antes do embarque.
  • Em caso de cancelamento com menos de 21 dias para o embarque, serão aplicadas as multas de acordo com os termos e condições.

*Exceto em casos onde existe cobrança adicional pela companhia aérea.

** A carta de crédito não poderá ser utilizada para reservas em fretamentos ou grupos de terceiros.

Confirmados para a temporada da América do Sul 2020/2021 estão os navios MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Sinfonia e MSC Música.

COSTA CRUZEIROS

A Costa Cruzeiros informou a suspenção temporária das operações até 15/08/2020 e comunica o cancelamento de todos os cruzeiros no Norte Europeu para o restante da temporada de verão 2020, além de todos os futuros cruzeiros dos navios Costa Victoria.

A segurança e a saúde dos hóspedes e tripulantes são prioridade para a Costa Cruzeiros. A companhia está trabalhando com todas as autoridades relevantes para definir os protocolos de saúde para um possível reinício dos cruzeiros o mais rápido possível.

Os clientes afetados pelas alterações poderão utilizar o valor pago como crédito até o dia 31/03/2021, para assim agendar um novo cruzeiro com embarque até 30/11/2021. Além disso, receberão um crédito, a ser utilizado a bordo, no valor de:

  • Para cruzeiros de 1 a 5 noites: R$ 400 por cabine;
  • Para cruzeiros de 6 a 9 noites: R$ 800 por cabine,
  • Para cruzeiros acima de 10 noites: R$ 1200 por cabine.

Diante desse cenário, a Costa Cruzeiros também anuncia novas regras para remarcações e cancelamentos de seus roteiros pelo mundo. Os cruzeiros da companhia para a temporada 2021, que tem início no dia 01/12/2020, poderão ser remarcados ou cancelados até o dia 04/09/2020, sem incidência de penalidade. Esse benefício contempla os roteiros internacionais e os cruzeiros da temporada brasileira, e passa a valer para as reservas realizadas desde o dia 01/07/2020.

Novas políticas de cancelamento de reservas:

Temporada 2020: Para cruzeiros internacionais com embarque até 30/11/2020 não haverá penalidade para os pedidos de cancelamento ou remarcação até 48 horas antes da partida.
Temporada 2021: Para cruzeiros nacionais (com embarques e desembarques no Brasil) e internacionais com saída a partir de 01/12/2020, todo o pedido de remarcação ou cancelamento que ocorrer até o dia 08/07/2020, não terá incidência de penalidade.

A situação sanitária mundial exige medidas sem precedentes para garantir a proteção da saúde em todo o mundo. Pela primeira vez em 70 anos, decidimos suspender as atividades de nossos navios até o fim de junho de 2020. Queremos navegar com você novamente e faremos isso assim que a emergência terminar.

ROYAL CARIBBEAN, CELEBRITY CRUISES E AZAMARA

O grupo Royal Caribbean International prorrogou mais uma vez a suspensão de todas as suas operações até o dia 15/09/2020. As saídas com embarque no Canadá também ficarão suspensas, só que até 31/10/2020, por determinação do governo canadense. A inauguração do navio Odyssey of the Seas também será adiado e com isso os embarques do navio entre 05/11/2020 e 17/04/2021 estão suspensos.

Os hóspedes afetados por esses cancelamentos receberão 125% do valor pago em forma de crédito para uso em cruzeiros futuros com saída até 30/04/2022. Este crédito deve ser utilizado até dia 31/12/2021. As taxas serão reembolsadas em até 60 dias úteis após o envio da carta, na forma original de pagamento.

Observação: se você optou por uma compra através da política Navegue com Confiança para esse novo período de suspensão, o Crédito para Cruzeiro Futuro é de 100% da tarifa paga.

Novas políticas de cancelamento de reservas:

O programa Navegue com Confiança é válido para as 3 companhias do grupo Royal Caribbean Interational e permite fexibilidade no cancelamento dos cruzeiros.

Confira as principais condições:

  • Cancelamento até 48 horas úteis antes do embarque;
  • Para reservas criadas até 01/08/2020 com saídas até 30/04/2022;

E escolha dentre as seguintes opções:

  • Carta de Crédito para Cruzeiro Futuro (FCC) no valor total da tarifa paga pelo cruzeiro que deve ser resgatada até 31/12/2021 para saídas até 30/04/2022;
  • Remarcação da reserva para um cruzeiro na mesma época do ano seguinte, honrando tarifa e promoções, desde que a alteração seja feita até 01/08/2020;
  • Alterar reserva para uma melhor oferta de preço e/ou promoção.

Atualmente, estamos focados em aprimoramentos adicionais de segurança para o retorno de nossas operações. Para desenvolver nosso futuro processo de triagem de embarque e protocolos de saúde atualizados, estamos colaborando com autoridades governamentais de saúde, a Cruise Lines International Association (CLIA), e nossa própria equipe de médicos especialistas. Estes ainda não foram finalizados, mas quando forem, informaremos você e seu agente de viagens por e-mail.

NORWEGIAN CRUISE LINE

Todas as viagens de cruzeiros da Norwegian Cruise Line até setembro de 2020 foram suspensas, assim como as viagens de outubro abaixo selecionadas:

Destino Navio(s) afetado(s) Datas das viagens suspensas
Alasca Norwegian Bliss 4 e 12 de outubro
Alasca Norwegian Joy 4 de outubro
Canadá/Nova Inglaterra Norwegian Breakaway 4 e 11 de outubro
Canadá/Nova Inglaterra Norwegian Gem 2 e 9 de outubro

Os passageiros afetados pelos cancelamentos receberão um reembolso de 125% da tarifa originalmente paga na forma de crédito que pode ser aplicado para qualquer cruzeiro futuro a partir de um ano da data de emissão em qualquer cruzeiro com embarque até 2022. 

Novas políticas de cancelamento:

A Norwegian Cruise Line lançou a o programa Peace of Mind, que permite cancelamentos até 48 horas antes do embarque para todas as viagens não fretadas até 31/12/2020. Os hóspedes que solicitarem o cancelamento receberão um crédito de 100% para um futuro cruzeiro que deverá ser resgatado dentro de um ano da sua emissão para cruzeiros com embarque até 31/12/2022.

A segurança e o bem-estar dos passageiros e membros da equipe são a prioridade número um da Norwegian Cruise Line. A empresa tem um Diretor Médico na equipe, além de dezenas de profissionais médicos em toda a sua frota, e continua a consultar a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) para tomar as melhores decisões possíveis e as medidas apropriadas conforme necessário.

A Norwegian Cruise Line tem muito orgulho dos protocolos e medidas preventivas implementadas para abordar as preocupações com a COVID-19. Além de extensos protocolos de limpeza e desinfecção a bordo em todas as viagens e exames de saúde de passageiros e membros da tripulação, a Companhia tem negado o embarque de passageiros que viajaram, visitaram ou transitaram por áreas de alto risco e alterou várias viagens para evitar áreas de preocupação.

DISNEY CRUISE LINE

Outra companhia que suspendeu novos embarques foi a Disney Cruise Line. A companhia está seguindo as instruções da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA) e interrompeu a atividade dos navios Disney Dream e Disney Fantasy até 15/09/2020, do navio Disney Wonder até 14/09/2020 e do navio Disney Magic até 02/10/2020. 

Um crédito para viagens futuras será concedido aos hóspedes afetados, que também poderão pedir um reembolso total do valor pago pela viagem. Os passageiros que não efetuaram o pagamento total da viagem receberão automaticamente um reembolso do valor que foi pago até agora. A companhia orienta que seus passageiros entrem em contato com as agências que processaram a compra para mais informações, mas também informa que encaminharão um email com detalhes e informações sobre os próximos passos a seguir.

A Disney Cruise Line recebe consistentemente as mais altas pontuações nas inspeções de saúde pública e possui protocolos de saúde e segurança em vigor. Também tem um plano abrangente que descreve protocolos para o gerenciamento de doenças e segue de perto as orientações das autoridades de saúde pública. À luz do COVID-19, a Disney Cruise Line está operando em níveis elevados de limpeza e saneamento.

Novas políticas de cancelamento: A Disney Cruise Line também adaptou temporariamente a sua política de cancelamentos por conta da pandemia. Confira as condições abaixo:

  • Os hóspedes podem alterar a data da partida até 15 dias antes do embarque, para qualquer cruzeiro com saída antes de 01/04/2022;
  • Esta oferta é válida para novas reservas feitas até 31/08/2020 e para reservas existentes (dentro da janela da data de partida);
  • Aplicável a cruzeiros com saída até 31/03/2021;
  • Os hóspedes não poderão alterar sua reserva de volta à data original de embarque depois de optarem por esta oferta;
  • Se você cancelar sua nova data de partida, quaisquer taxas de cancelamento aplicáveis à data original de partida serão adiadas e aplicadas como uma taxa mínima de cancelamento para a partida futura;
  • Taxas de cancelamento aéreo padrão serão aplicadas a passageiros que reservaram voos pela Disney Cruise Line.
PRINCESS CRUISES

Após ter cancelado os cruzeiros em navios que houveram casos confirmados de coronavírus e suspender temporariamente as operações até 30/06, a Princess Cruises decidiu agora prorrogar a suspensão de acordo com o destino.

  • Alasca: Toda a temporada de 2020, inclusive as saídas do Emerald Princess e Ruby Princess;
  • Europa: Toda a temporada de 2020 no Enchanted Princess, Regal Princess, Sky Princess,
    Crown Princess e Island Princess;
  • Caribe: Até o final de julho;
  • Canadá e Nova Inglaterra: Até o final de outubro;
  • Japão: Saídas do Diamond Princess até meados de outubro;
  • Austrália: Até o final de agosto no Sapphire Princess e Sea Princess;
  • Cruzeiros partindo do Taiwan: Todos os itinerários de julho a bordo do Majestic Princess;
  • Havaí e Polinésia Francesa: Até o final de novembro.

Os passageiros afetados por esses cancelamentos, receberão um crédito de 125% do valor pago para ser utilizado em um cruzeiro futuro em qualquer viagem até 01/05/2022.

Novas políticas de cancelamento: Passageiros de cruzeiros com saída até 30/04/2021 que desejarem cancelar sua viagem podem assim fazê-lo até 30 dias antes da saída do cruzeiro e receberão um crédito para cruzeiro futuro de 100% do valor da penalidade em contrato para ser utilizado em qualquer viagem até 01/05/2022. 

“Enquanto o mundo ainda está se preparando para permitir as viagens novamente, é uma grande decepção para nós anunciar uma extensão na pausa das operações globais de nossos navios e o cancelamento das férias de cruzeiro de nossos fiéis passageiros”, disse Jan Swartz, presidente da Princess Cruises. “Juntamente com outras interrupções, as companhias aéreas limitaram o fornecimento de seus voos e muitos portos populares fecharam. Ficamos tristes ao pensar sobre o impacto na vida de nossos colegas de equipe, parceiros de negócios e comunidades que visitamos.”

REGENT SEVEN SEAS

Todas as viagens de cruzeiro da frota da Regent Seven Seas foram novamente canceladas até 30/09/2020. Os passageiros afetados por estes cancelamentos receberão um reembolso de 100% do valor originalmente pago na forma de crédito, que pode ser aplicado para qualquer cruzeiro futuro até 31/12/2022. Outra opção é solicitar o reembolso de 100% do valor efetivamente pago.

Novas políticas de cancelamento: a Regent Seven Seas lançou o programa Regent Reassurance, que permite cancelamentos até 15 dias antes do embarque. A promoção é válida para reservas efetuadas até 31/07/2020 com saída até 31/12/2022 e pagas integralmente. Os hóspedes que solicitarem o cancelamento recebem um crédito de 100% para um futuro cruzeiro com embarque até 31/12/2022.

Nós temos o compromisso de tomar todas as medidas e ações apropriadas para combater a disseminação do COVID-19 e estamos trabalhando em estreita colaboração e em parceria com agências locais, estaduais, federais e globais. Embora isso possa resultar em alterações adicionais futuras, saibam que nossas equipes estão trabalhando arduamente para fazer o que é certo por nossos hóspedes e parceiros de viagem. Continuamos a monitorar essa situação de perto e forneceremos atualizações adicionais à medida que estas estiverem disponíveis.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CORONAVÍRUS

Aqui você encontrará respostas para as perguntas mais relevantes sobre o novo COVID-19.

O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS

O novo coronavírus é assim chamado pois não havia sido identificado anteriormente, sendo descoberto em 31/12/2019, após casos registrados na China.

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em humanos ou em animais. O diagnóstico do novo coronavírus causador da doença Covid-19 não é igual ao diagnóstico dos coronavírus que comumente circulam entre humanos e que causam doenças leves a moderadas como o resfriado comum.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas variam de moderados a graves, podendo causar morte.

Após um período de incubação de 2 a 14 dias, tosse OU febre OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade para respirar podem aparecer. Os sintomas são semelhantes aos da gripe. Algumas pessoas infectadas com o novo coronavírus podem não apresentar sintomas, no entanto, mesmo assim transmitem o vírus.

COMO O NOVO CORONAVÍRUS PODE SER TRANSMITIDO?

A transmissão do novo coronavírus ocorre de uma pessoa doente para outra através da dispersão pelo ar de gotículas contaminadas do nariz ou da boca, que também podem se espalhar no ambiente e se depositar em objetos e superfícies.

Ao tocar esses objetos e superfícies contaminados, e depois tocar os olhos, o nariz ou a boca, outra pessoa pode se contaminar.

Além disso, qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

O novo coronavírus também é transmitido por pessoas que não apresentam sintomas.

COMO EVITAR A TRANSMISSÃO?

Para evitar a transmissão do novo coronavírus é importante adotar medidas de precaução, como:

  • Cubra nariz e boca com um lenço de papel ou com o antebraço ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço de papel usado em uma lixeira. Lave imediatamente suas mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel a 70%.
  • Lave frequentemente as mãos até a altura dos punhos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente depois de ter frequentado um local público ou depois de tossir, espirrar ou tocar nariz ou boca. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel a 70%.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas.
  • Evite contato próximo. Mantenha uma distância segura (cerca de 2m) de outras pessoas.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas.
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
  • Evite sair de casa sem necessidade.
  • Use uma máscara facial de tecido ao sair de casa. As orientações sobre o uso de máscaras faciais de tecido estão disponíveis em https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/Nota-Informativa.pdf
  • Limpe e desinfete frequentemente objetos e superfícies que são tocadas diariamente, como mesas, maçanetas, interruptores, bancadas, torneiras, instalações sanitárias, telefones celulares e chaves.

QUANDO DEVO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO?

Caso você desenvolva um dos sinais de alerta de emergência para COVID-19, procure imediatamente a emergência do hospital mais próximo. Os sinais de alerta de emergência incluem:

  • Febre e tosse
  • Febre e dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão persistente no peito
  • Confusão mental
  • Lábios ou rosto azulados

Caso você tenha sintomas de uma gripe leve, fique em casa, adote o isolamento social e todas as recomendações para prevenção da Covid-19 descritos na pergunta 4.

QUE FAZER SE EU APRESENTAR OS SINTOMAS?

Todos os casos devem ser registradoS por serviços públicos e privados, por meio do formulário eletrônico disponível no endereço http://bit.ly/2019-ncov, dentro das primeiras 24 horas a partir da suspeita clínica.

A infecção humana pelo 2019-nCoV é uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), segundo anexo II do Regulamento Sanitário Internacional. Portanto, trata-se de um evento de saúde pública de notificação imediata.

Os Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) dispõem dos seguintes meios para receber a notificação de casos suspeitos do novo coronavírus e outros eventos de saúde pública:

Meio telefônico (local)
Segundo a hierarquia do SUS, se a secretaria de saúde do estado ou município dispor de estrutura e fluxos para receber as notificações de emergências epidemiológicas e casos suspeitos do novo coronavírus, inclusive nos finais de semana, feriados e período noturno, o profissional deverá notificar, preferencialmente, as vigilâncias locais.
Meio telefônico (nacional)
O CIEVS oferece aos profissionais de saúde o serviço de atendimento, gratuito, 24 horas por dia durante todos os dias da semana, denominado Disque Notifica (0800-644-6645). Por meio deste serviço, o profissional de saúde será atendido por um técnico capacitado para receber a notificação e dar encaminhamento adequado conforme protocolos estabelecidos no SUS para a investigação local, por meio da Rede CIEVS (Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública)
Meio eletrônico
E-notifica ([email protected]): notificação por meio do correio eletrônico do CIEVS.meio da Rede CIEVS (Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública)
FormSUScap
FormSUScap (https://redcap.saude.gov.br): esta plataforma é a versão para mobile do FormSUS. Implantado em 2019, o FormSUScap é uma solução mais segura, versátil e flexível para coleta padronizada de informações. A plataforma dispõe de aplicativos para dispositivos móveis e os formulários são responsivos, ou seja, se adaptam para a tela do equipamento. Esta solução não é um sistema de informação.
FormSUScap 2019-nCoV
O formulário (http://bit.ly/2019-ncov) deve ser utilizado para envio das informações padronizadas sobre casos suspeitos do novo coronavírus pelos serviços públicos e privados. Todas as informações inseridas serão disponibilizadas em tempo real para a Rede CIEVS que será responsável para encaminhar para a autoridade local responsável.

Mais informações: CID 10 – Infecção humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV): o código para registro de casos, conforme as definições, será o U07.1 – Infecção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV).

Ao preencher o formulário eletrônico de notificação, baixar o PDF da ficha de notificação e enviar eletronicamente para a autoridade local, caso a notificação seja de unidade privada ou pública.

ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES?

A OMS está publicando diariamente um relatório sobre a situação do COVID-19. Essas podem ser encontradas em inglês AQUI.

Mais informações sobre o novo coronavírus podem ser encontradas nos seguintes sites:

Estamos em contato próximo com as companhias de cruzeiros e atualizando sempre que possível as informações sobre as próximas viagens.  No entanto, por conta da demanda, isso pode levar alguns dias em casos individuais. Se você reservou uma viagem com saída nos próximos dias/ semanas, entraremos em contato e cuidaremos de suas preocupações. Desde já agradecemos a sua compreensão.

Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos do novo coronavírus pelo mundo e atualizamos esta página com frequência. 



9 Comentários

  1. Avatar Esmeralda 16. março 2020 Responder
  2. Avatar Corintho Felix Palma Jr 20. março 2020 Responder
    • Avatar Elisa Catalini 25. março 2020 Responder
  3. Avatar Marcelo Medici Metri 20. março 2020 Responder
    • Daniele von Galen Daniele von Galen 28. abril 2020 Responder
  4. Avatar Mirela 1. maio 2020 Responder
    • Daniele von Galen Daniele von Galen 7. maio 2020 Responder
  5. Avatar fernanda machado 14. junho 2020 Responder
    • Daniele von Galen Daniele von Galen 17. junho 2020 Responder

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