Documentos necessários para embarcar em um cruzeiro

Você sabe quais são os documentos necessários para um cruzeiro pelo Brasil, pelo Mercosul ou pela Europa? Veja neste artigo tudo o que você precisa saber para não ter problemas durante a viagem!
Olá cruzeirista,

Viajar em um cruzeiro é realmente uma sensação incrível! Mas antes do embarque, é preciso se preparar para que tudo corra bem durante a viagem. E é por isso que preparamos este artigo: para ajudar você a saber quais  são os documentos necessários para fazer um cruzeiro tanto em destinos nacionais quanto internacionais. Veja mais!

As malas e a documentação são importantes

Viagens dentro do território brasileiro

Brasileiros: um viajante brasileiro precisa portar um dos seguintes documentos originais para viajar dentro do país:
  • Passaporte com validade mínima de 6 meses até a data do fim da viagem
  • RG – Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados
  • CREA
  • CRM
  • OAB
  • Carteira de Habilitação
  • Carteira de Identidade Militar
  • Outros documentos de identidade oficiais válidos em território nacional, desde que em bom estado de conservação

Estrangeiros residentes no Brasil: é necessário portar os seguintes documentos originais:

  • Passaporte válido (mínimo de 6 meses)
  • RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) válido.

Estrangeiros não residentes no Brasil: deverão embarcar com:

  • Passaporte válido por no mínimo 6 meses após o término da viagem
  • Cartão de entrada no Brasil carimbado pela imigração do aeroporto
  • Quanto à necessidade de visto, o passageiro deve procurar diretamente o Consulado Brasileiro no seu país de origem ou entrar em contato com órgãos do Itamaraty.

Viagens para países integrantes do Mercosul:

Brasileiros: cidadãos brasileiros não precisam de visto ou passaporte para viajar para os países integrantes do mercosul. São eles: Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
No entanto, é preciso apresentar um dos seguintes documentos de identificação:
  • Passaporte válido por no mínimo 6 meses
  • RG – Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados.

É recomendável que o documento tenha ao menos 10 anos de validade e esteja em bom estado de conservação.Também é interessante levar tanto o passaporte quanto o RG, pois em caso de dúvida quanto à identidade do portador a autoridade fiscalizadora poderá requisitar outro documento para sanar a dúvida.

Vale lembrar que outros documentos de identificação válidos no Brasil, como CNH, CRE, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar, entre outros, não são aceitos fora do país. Passageiros viajando para a Argentina com a Carteira de Identidade (RG) deverão ter este formulário de entrada e saída da Argentina preenchido em 2 vias.

Estrangeiros residentes no Brasil: deverão embarcar com os seguintes documentos originais:
  • passaporte válido por no mínimo 6 meses
  • RNE (registro nacional de estrangeiros) válido

Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte. Quanto à necessidade de visto, o passageiro deverá entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados.

Estrangeiros não residentes no Brasil: estrangeiros não residentes no Brasil mas que entraram no continente pelo país deverão embarcar com
  • Passaporte válido (mínimo de 6 meses)
  • Cartão de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto

Quanto à necessidade de visto, o passageiro deverá entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados. Nos cruzeiros internacionais para países integrantes do Mercosul, os documentos dos passageiros serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque. Desse modo, recomenda-se o embarque com dois documentos de identidade originais válidos em território estrangeiro, para eventual necessidade de utilização em escalas.

Viagens internacionais:

Brasileiros: passaporte válido (mínimo de 6 meses).

Quanto à necessidade de visto, o passageiro deverá entrar em contato diretamente com os consulados dos países a serem visitados. No entanto, vale lembrar que os países da União Europeia não exigem visto de cidadãos brasileiros para uma estada de até 90 dias.

Nos cruzeiros internacionais, os documentos dos passageiros serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque.

 

Atenção: é de responsabilidade dos passageiros obter os vistos necessários para viagens internacionais.

Menores de 18 anos devem ter autorização

Viagens para menores de 18 anos

Para viagens dentro do território brasileiro: Os menores que estiverem acompanhados dos pais precisam apenas estar com um dos documentos:
  • passaporte (validade mínima de 6 meses)
  • RG ou
  • Certidão de Nascimento original

Já os menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsável legal deverão apresentar obrigatoriamente autorização por escrito do pai e/ou da mãe com firma reconhecida em cartório.

Para viagens internacionais: é preciso portar passaporte original válido por no mínimo 6 meses após a data do fim da viagem e, caso necessário, visto de turismo para o destino escolhido.
Não é permitido embarque portando apenas Certidão de Nascimento, independentemente da idade do passageiro.

Dúvidas?

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Dreamlines. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo tanto por telefone quanto por e-mail. Tudo isso para oferecer a você uma viagem inesquecível.

Texto e informações por: Danilo Sousa



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *