Quais gastos extras posso ter durante o cruzeiro?

O que está incluído na tarifa no meu cruzeiro? O que tenho que pagar separadamente? Estas são algumas das principais dúvidas de quem está pensando em embarcar no seu primeiro cruzeiro.

Os gastos extras a bordo do navio variam muito de acordo com o perfil do viajante. Listamos abaixo os gastos opcionais que você poderá ter durante uma viagem de cruzeiro e detalhamos cada um deles a seguir:

  • Bebidas (refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas)
  • Excursões terrestres
  • Taxas de serviço
  • Restaurantes de especialidade
  • Compras duty-free a bordo do navio
  • Internet wi-fi

Como funcionam as refeições a bordo?

Todas as companhias de cruzeiro oferecem pensão completa já incluída na tarifa, o que significa que você terá café da manhã, almoço e jantar todos os dias do seu cruzeiro. Os jantares no restaurante principal do navio são servidos à la carte nos horários designados para cada cabine e oferecem menus variados com o melhor da gastronomia internacional. Companhias como a Princess Cruises, a Carnival e a Royal Caribbean também oferecem horários flexíveis para que você possa solicitar uma mesa para jantar no horário que desejar.

Os navios oferecem também refeições fora do horário habitual, de forma que você poderá fazer um lanche enquanto estiver na piscina no meio da tarde ou mesmo depois de curtir a noite inteira na discoteca do cruzeiro. Lanches e sanduíches também podem ser servidos nas cabines, bastando solicitar o que deseja através do telefone da cabine (sujeito a taxas de serviço extras e horários restritos de funcionamento).

Caso queira algo além do básico em alguma noite do seu cruzeiro, os navios oferecem diversas opções de restaurantes de especialidade. Esta nomenclatura se refere aos restaurantes temáticos do navio, como steakhouses, culinária japonesa e outras especialidades internacionais. Estes restaurantes devem ser pagos à parte, pois não estão incluídos na tarifa básica dos cruzeiros. Para garantir uma mesa nos restaurantes de especialidade, é recomendado realizar uma reserva prévia, de preferência no primeiro dia do seu cruzeiro.

Os navios também estão preparados para servirem refeições especiais para passageiros com restrições alimentares, incluindo menus sem glúten e sem lactose.

Restaurantes em Cruzeiros

Como funcionam as bebidas a bordo?

Algumas companhias, como Regent Seven Seas e Uniworld, oferecem sistema all-inclusive a bordo, para que você não tenha que se preocupar com os preços das bebidas alcóolicas durante a navegação. No entanto, a maioria das companhias ainda realiza a cobrança pelo consumo de bebidas separadamente, o que pode encarecer o custo do seu cruzeiro caso deseje consumir muitas bebidas alcoólicas e refrigerantes durante a viagem.

Para evitar surpresas na conta de bordo, recomendamos consultar as opções de pacotes de bebidas que podem ser adicionados previamente à tarifa do seu cruzeiro. Os pacotes de bebidas têm um valor fixo e dão direito ao consumo ilimitado de bebidas selecionadas durante toda a estadia no navio. Algumas companhias oferecem diferentes tipos de pacotes dedicados a bebidas específicas, como por exemplo, packs de refrigerantes, seleção de vinhos, pacote de coquetéis premium, etc.

Durante o café da manhã, as máquinas de suco, café, água, leite e chá estão disponíveis sem custo adicional no restaurante.

Bebidas em cruzeiros marítimos

Como acontecem os passeios durante as escalas do cruzeiro?

Você pode optar por conhecer os destinos por conta própria ou reservar uma das excursões oferecidas pelas companhias marítimas por uma tarifa adicional. Cada cruzeiro dispõe de um catálogo de excursões que podem ser reservadas antes do embarque ou mesmo dentro do navio na véspera do passeio. São opções para todos os gostos, desde passeios repletos de aventura até atividades exóticas.

A grande vantagem de comprar uma excursão organizada pela companhia marítima é a garantia de regressar a bordo antes do navio zarpar rumo ao próximo porto. Vale lembrar que caso esteja fazendo um passeio por conta própria, o navio não esperará por nenhum passageiro caso aconteçam imprevistos e atrasos.

Cruzeiros de expedição (Galápagos e Patagônia) e cruzeiros fluviais (Amazonas e Rios Europeus) já incluem a maioria dos passeios terrestres na tarifa dos cruzeiros, sem nenhum custo adicional.

Passeios em escalas de cruzeiro

Como funciona o duty-free dentro do navio?

No momento em que o navio de cruzeiro deixa o porto e está em águas internacionais, as lojas do navio abrem suas portas para os passageiros realizarem suas compras com redução de impostos. As lojas duty-free localizadas dentro dos navios podem oferecer boas oportunidades de compras de produtos eletrônicos, perfumes, cosméticos, joias, roupas, bolsas, calçados e relógios. A Celebrity Cruises, por exemplo, é a única companhia revendedora oficial da Apple em alto-mar. Já o Oasis of the Seas da Royal Caribbean conta com lojas Michael Kors, Kate Spade e Coach em suas instalações. As compras dentro do navio, assim como em qualquer outra viagem, estão sujeitas a taxas alfandegárias no momento de retorno ao Brasil.

Terei conexão à internet a bordo do navio?

Atualmente, todos os grandes navios dispõem de wi-fi a bordo por uma tarifa adicional. As companhias oferecem diversos pacotes de dados que podem ser adquiridos de acordo com a necessidade de cada passageiro, com opção de compra com antecedência ou dentro do próprio navio. No entanto, lembramos que a conexão em alto-mar costuma ser mais lenta do que a velocidade que estamos acostumados. Por isso, recomendamos que aproveite o seu cruzeiro para desconectar e desfrutar das infinitas possibilidades off-line que o navio oferece.

Como são calculadas as taxas de serviço em um cruzeiro?

Cada companhia marítima tem sua própria política sobre taxas de serviço. Companhias como Azamara, Silversea e Uniworld já incluem as gratificações no valor total do cruzeiro pago no ato da reserva, de forma que o cruzeirista não precisa se preocupar com isso durante a viagem. Confira aqui a lista detalhada de como funcionam as taxas de serviço em cada companhia marítima.

Serviço cruzeiros

 



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *