Qual a média de idade dos passageiros de cruzeiros?

Esta é uma das primeiras dúvidas que surgem para quem nunca viajou de cruzeiro. Alguns passageiros que buscam tranquilidade têm receio de encontrar navios cheios de crianças, enquanto casais mais baladeiros preferem evitar cruzeiros com muitos idosos. Por isso os especialistas Dreamlines apresentam os dados que você precisa saber sobre a média de idade dos passageiros antes de reservar a sua viagem.

Cruzeiros representam uma modalidade de turismo que atrai casais em lua de mel, famílias com filhos pequenos, casais aposentados e jovens de 20 e poucos anos viajando com seus amigos. O perfil de cada cruzeiro vai depender principalmente de 2 fatores cruciais: companhia marítima e destino.

Perfil dos cruzeiristas

Variação de idade por destino

De acordo com o Relatório Global de Passageiros da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (CLIA), a idade média dos passageiros de cruzeiros no ano passado foi de 46,7 anos – mantendo-se estável em relação aos dois anos anteriores. Mas a realidade é completamente diferente quando o assunto são cruzeiros pelo Brasil e América do Sul, que costumam atrair um público muito mais jovem que outros destinos. Isso porque os cruzeiros curtos e próximos a casa têm mais probabilidade de atrair passageiros mais jovens, enquanto cruzeiros com itinerários mais longos e destinos exóticos tendem a atrair cruzeiristas mais velhos, de acordo com a CLIA.

Idade passageiros de cruzeiros

Dados: Dreamlines Brasil – todas as companhias e destinos

Se considerarmos somente a média de idade dos passageiros da Dreamlines Brasil, veremos que os grupos de idade são muito mais equilibrados, não havendo uma grande predominância de nenhum dos grupos. Os aposentados, por exemplo, representam cerca de 31% dos clientes da Dreamlines Brasil, enquanto essa porcentagem sobe para 57% na Dreamlines Holanda, 50% na Dreamlines França e 40% na Dreamlines Alemanha. Curiosamente, este número cai para 17% na Dreamlines Rússia, um país onde as viagens de cruzeiro são predominantemente dominadas pelos millenials!

Aposentados cruzeiro

Outro destino que notadamente atrai viajantes mais jovens é o Caribe, com a média mundial ficando ao redor dos 42 anos de idade. Logo em seguida vêm os cruzeiros pela costa oeste dos Estados Unidos e Mediterrâneo.

Já os destinos que costumam ter cruzeiros mais caros, como Havaí, Canadá, Alasca e Escandinávia, costumam estar dominados por passageiros com mais de 52 anos em média.

A mesma tendência é observada em destinos de cruzeiros de expedição, como Antártida, Noruega ou Galápagos, e nos longos cruzeiros de Volta ao Mundo, cuja média de idade ronda os 62 anos.

Idade dos passageiros por destino

Dados: CLIA 2018 Global Passenger Report

Variação de idade por companhia marítima

De modo geral, companhias marítimas standard, que oferecem preços mais atrativos, acabam atraindo passageiros mais jovens, notadamente a Pullmantur e a Costa Cruzeiros. Nas companhias que possuem navios voltados para famílias com crianças, a idade média é visivelmente mais baixa: a Carnival Cruise Line tem uma média de 44,9 anos e os passageiros da Royal Caribbean possuem uma idade média de 48,8 anos.

Jovens cruzeiristas

As companhias de cruzeiro que atraíram os passageiros com idade mais avançada são a AmaWaterways e a Uniword, especializada em cruzeiros fluviais. Vale lembrar, no entanto, que a U by Uniworld é uma marca alternativa da Uniworld que oferece dois navios diferenciados com embarque exclusivo para menores de 45 anos.

As principais companhias de cruzeiros oceânicos que atraem uma base de passageiros mais velha são a Holland America Line e a marca premium Oceania Cruises, ambas com uma idade média de 64 anos. A Cunard possui uma idade média de 60,5 anos, devido à sua especialização em cruzeiros tradicionais.

Marcas de ultra luxo também atendem a um público mais velho, com a idade média dos passageiros da Seabourn sendo 66,3 e da Regent Seven Seas sendo 62,4. Já Silversea, que oferece cruzeiros de ultra luxo a valores mais acessíveis, tem uma idade média de 59,5 anos.

Mesmo se você estiver cercado por pessoas fora da sua faixa etária durante a viagem, não se preocupe: cruzeiros são uma ótima maneira de conhecer novas pessoas – especialmente aquelas que você raramente conheceria de outra forma! Quando a paixão por navegar é a mesma, vocês podem ter muito mais em comum do que você imagina.



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *