Tudo que você precisa saber para sua primeira viagem de cruzeiro

Viajar a bordo de um navio é uma opção que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, graças ao excelente custo-benefício que um cruzeiro proporciona. Durante a navegação, você poderá curtir suas férias ao máximo sem precisar se preocupar com reserva de hotéis, transporte, deslocamentos,  alimentação ou opções de entretenimento noturno. Tudo isso estará incluso na tarifa do seu cruzeiro, que já foi organizado nos mínimos detalhes para que você tenha uma viagem tranquila e sem empecilhos. Em um cruzeiro você aproveita não só os destinos, mas a própria jornada.

Como escolher o roteiro da minha viagem?

Um dos aspectos mais fascinantes de uma viagem de cruzeiro é poder acordar cada dia em um lugar diferente. É possível ainda visitar vários países em um curto espaço de tempo, o que proporciona uma experiência cultural intensa e vivências inesquecíveis.

Os itinerários de cruzeiros podem durar entre 3 e mais de 100 dias de navegação, de forma que sempre haverá um roteiro adequado ao tipo de viagem que você deseja realizar. Os marinheiros de primeira viagem, que ainda têm dúvidas se irão gostar da experiência de uma viagem de cruzeiro, podem começar pelos mini-cruzeiros, que variam entre três e quatro noites. Uma viagem de sete noites – tempo padrão para um cruzeiro – é ideal para aproveitar tanto a experiência dentro do navio quanto os destinos na medida certa.

Se o seu interesse principal é conhecer os destinos, procure por roteiros que tenham poucos dias dedicados exclusivamente à navegação e mais escalas. Já se a ideia é curtir a variada programação do navio, considere roteiros que tenham mais dias em alto-mar.

Também é possível permanecer no navio durante as escalas, caso o destino não seja do seu interesse. O cruzeiro oferece uma programação especial para os hóspedes que decidem permanecer na embarcação enquanto o navio estiver atracado e esta pode ser uma boa oportunidade para desfrutar das instalações do cruzeiro enquanto a maioria dos passageiros não está a bordo.

Ao planejar seu roteiro, considere chegar na cidade de embarque pelo menos duas noites antes do cruzeiro, assim você terá tempo de sobra para conhecer mais um destino e mais flexibilidade para lidar com possíveis atrasos na viagem aérea. Lembre-se que os navios de cruzeiro seguem rigorosamente os horários previstos e em nenhuma hipótese haverá espera de passageiros em atraso.

Harmony of the Seas Piscina

Os navios oferecem um amplo leque de opções de entretenimento para os dias de navegação. Na foto, o incrível Harmony of the Seas da Royal Caribbean.

Qual companhia de cruzeiro é melhor pra mim?

Cada companhia atrai um tipo de público diferente e, portanto, saber escolher qual companhia se adequa melhor ao seu estilo de viagem tem relação direta com o sucesso das suas férias. Esta é uma das vantagens de consultar os especialistas em cruzeiros da Dreamlines, que ajudarão você a buscar o navio que mais combina com você. De forma geral, estas são as companhias recomendadas para cada perfil de viagem:

Como escolher a cabine?

De forma geral, as cabines internas oferecem o nível de conforto mais básico e não contam com janelas ou varanda, pois estão localizadas na parte interior do navio. Por estas razões, as cabines internas costumam ser menores e mais baratas que as demais cabines. São indicadas para quem pretende passar bastante tempo aproveitando as atividades do navio e voltar ao quarto apenas para descansar no final do dia.

As cabines externas dispõem de uma escotilha ou janela permanentemente fechada que oferecem mais luminosidade para o quarto. É recomendada para aqueles hóspedes que fazem questão de ver o horizonte durante a estadia na cabine. As instalações e o tamanho das cabines externas são similares àqueles das cabines externas.

Já as cabines com varanda possuem uma sacada privada e são excelentes para quem deseja ter mais privacidade durante a viagem e curtir a brisa do mar sem sair do quarto, podendo também desfrutar das refeições no conforto da própria varanda. Em alguns navios, espreguiçadeiras, cadeiras ou mesas deixam este espaço ainda mais aconchegante. As cabines desta categoria costumam ser maiores que as internas e externas e, por serem mais confortáveis, possuem tarifas mais elevadas.

As suítes são ideais para quem não abre mão do máximo conforto durante a navegação. A principal diferença entre uma suíte e uma cabine com varanda está no tamanho, nas instalações e no fato de que algumas companhias oferecem alguns privilégios aos passageiros desta modalidade. As suítes são geralmente recomendadas para famílias ou para 2 ou mais casais, pois são espaçosas e possuem quartos separados.

Cabine com Varanda Regent Seven Seas

Cabines com varanda, como esta da companhia de luxo Regent Seven Seas, permitem que você desfrute da vista para o mar com mais privacidade

Por que reservar com a Dreamlines?

A Dreamlines coloca à sua disposição mais de 200 navios diferentes que oferecem roteiros pelo cinco continentes. Com tantas opções, não é fácil escolher o cruzeiro que mais combina com seu estilo de viagem e com seu orçamento. Para isso, contamos com um time de especialistas em cruzeiros que irá assessorá-lo em todas as etapas do processo, desde a escolha do navio até a finalização da reserva. Nossa equipe estará disponível diariamente pelo telefone 0800 740 740, inclusive durante finais de semana, para tirar todas as suas dúvidas até o dia do embarque.

Nossa equipe é formada por profissionais especializados em viagens marítimas com anos de experiência neste segmento, garantindo assim um atendimento personalizado em todas as etapas da sua viagem. A Dreamlines está presente em 6 outros países e já se tornou a maior agência especializada em cruzeiros da Europa.

Quais documentos necessito para minha viagem de cruzeiro?

  1. Documento de identificação

Assim como em qualquer outro tipo de viagem, é extremamente importante que você tenha os documentos corretos para evitar surpresas desagradáveis durante seu cruzeiro. Para os cruzeiros pelo Brasil e América do Sul, é necessário levar com você o RG para embarcar (carteiras de motorista ou outros documentos com foto NÃO são válidos).

Cruzeiros internacionais exigem passaporte válido (com validade de pelo menos 6 meses após a data da viagem, dependendo do país). Recomendamos também que o RG e passaporte estejam com você a todo momento durante as escalas do cruzeiro.

  1. Vistos

O passageiro é responsável pela solicitação dos vistos de entrada, tanto dos países de embarque/desembarque do cruzeiro quanto dos países visitados nas escalas do navio. A Dreamlines recomenda entrar em contato com a Embaixada dos respectivos países em Brasília para informações atualizadas sobre vistos e autorizações de entrada.

Por exemplo, se o embarque do seu cruzeiro acontece nos Estados Unidos, certifique-se de ter um visto válido para entrada no país. Caso contrário, nem a Dreamlines nem a companhia marítima poderão garantir o reembolso do seu cruzeiro.

  1. Certificado de vacinação

Assim como os vistos, também é de inteira responsabilidade do passageiro consultar as vacinas exigidas pelos países visitados. Grande parte dos destinos, principalmente as ilhas do Caribe e Bahamas, requerem dos turistas brasileiros um certificado internacional de vacinação contra febre amarela, emitido pela Anvisa. A sua entrada nos países pode ser negada caso o cerificado não esteja em dia.

  1. Autorização para menores desacompanhados ou acompanhado por apenas 1 genitor

Os menores de 18 anos de idade que estiverem viajando sozinhos ou com apenas 1 dos pais necesitam uma autorização de viagem. Consulte a Polícia Federal para providenciar os formulários necessários para a autorização com antecedência. Os menores de idade nestas condições que não estiverem em posse dos documentos de autorização NÃO poderão embarcar no cruzeiro sob nenhuma justificativa.

Passaporte Brasileiro

Passaporte com os vistos para todos os países visitados pelo cruzeiro é imprescindível para poder embarcar no navio

Chegou o grande dia! E agora?

No seu cartão de embarque emitido após o check-in online constará a informação sobre o horário do seu embarque. Para que o processo seja o mais organizado possível, as companhias marítimas designam franjas horárias para que os passageiros embarquem em grupos. Recomendamos chegar ao porto pelo menos 30 minutos antes do horário designado no seu cartão de embarque.

Tal como em um aeroporto, você passará por um balcão onde apresentará a documentação necessária e deixará sua bagagem. Neste momento, você receberá o seu cartão de bordo, que funcionará como sua identificação durante toda a navegação. Este cartão eletrônico será utilizado para registrar todos os seus gastos extras a bordo, incluindo bebidas, compras no duty-free, excursões terrestres e gastos no cassino do navio.

O cartão de bordo também será utilizado para registrar sua saída e entrada no navio a cada escala do cruzeiro. Por isso, é importante que você mantenha o cartão em um lugar seguro e leve-o com você durante todo o tempo, para evitar problemas no momento de regressar ao navio após passar o dia em terra.



Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *