Vale realmente a pena fazer um upgrade de cabine?

Durante um cruzeiro, você pode encarar a sua cabine como o seu santuário particular ou simplesmente como um lugar para você dormir depois de um dia cheio. Semelhante a um quarto de hotel, mas geralmente um pouco menor, a escolha da cabine perfeita pode fazer toda a diferença na sua experiência a bordo de um navio de cruzeiro.

Pensando em melhorar ainda mais as suas férias em alto-mar, a Dreamlines foi atrás das práticas mais comuns para você conseguir um upgrade de cabine. E mais! Também avaliamos se um upgrade realmente vale a pena ou não. Confira! 

Cabines garantidas

A forma mais comum de receber um upgrade gratuitamente é adquirindo uma cabine garantida. Uma cabine garantida é basicamente um lugar reservado dentro do cruzeiro escolhido, que oferece como vantagem um valor mais atrativo do que as cabines numeradas. Algumas companhias possibilitam a escolha da categoria desejada, dando a garantia que você receberá uma cabine de categoria igual ou superior à categoria escolhida. A cabine garantida é normalmente vantajosa do ponto de vista financeiro, mas vale ressaltar que esse tipo de cabine pode também trazer um risco, pois, sem saber sua numeração, você pode acabar alocado em uma cabine de leitos separados, com vista obstruída, longe dos elevadores ou em pontos do navio com mais ruído.

A numeração da cabine garantida fica a critério da companhia de cruzeiros, que define sua numeração em data próxima do embarque. Uma vez que a cabine for atribuída, é importante notar que a companhia de cruzeiros pode alterar a numeração dela até o dia do embarque. É somente nesse dia que ela será efetivamente confirmada. Com um pouco de sorte você pode receber uma cabine com varanda, com boa localização. Caso contrário, dependendo da categoria inicialmente escolhida, a localização ficará dentro do critério da categoria reservada. Por isso, ao reservar uma cabine garantida é importante que você escolha uma categoria de cabine que te deixe satisfeito mesmo se o upgrade não acontecer.

Como já mencionado, o inconveniente da cabine garantida é justamente não poder escolher a cabine que melhor atenderia suas exigências, tanto na configuração quanto na localização. Sendo assim, se sua expectativa é ter uma cabine específica em uma localização determinada, o melhor é adquirir uma cabine numerada, com a localização de sua preferência. Mas se você for daqueles que gostam de tentar a sorte, essa é a melhor opção para a possibilidade de um upgrade. Já pensou reservar uma cabine interna e receber uma cabine com varanda?

Promoções com upgrade

Outra forma de conseguir um upgrade de cabine é quando as companhias oferecem promoções onde cabines de categorias diferentes passam a ter o mesmo preço. Isso permite que você adquira uma cabine que normalmente custaria mais caro pelo preço de uma cabine mais barata. Às vezes pode também acontecer de o upgrade ser dentro da mesma categoria de cabine, mas que faz parte de uma experiência superior. Por isso, fique sempre ligado nas Promoções de Cruzeiros oferecidas pelas companhias. Vai que uma delas é de upgrade gratuito.

Programa de fidelidade

Fazer parte de um programa de fidelidade tem lá seus benefícios. Assim como as companhias aéreas e alguns hotéis, muitas companhias de cruzeiros recompensam seus hóspedes frequentes com privilégios que podem incluir upgrades de cabine pagos ou grátis. Esses, normalmente estão reservados para os associados nas posições mais altas no programa de fidelidade. Lembre-se de conferir os detalhes do programa da companhia, uma vez que apenas fazer parte dele pode não garantir o direito a upgrades. Companhias como Azamara e Celebrity Cruises, bem como a luxuosa Windstar Cruises oferecem ótimos programas de fidelidade que incluem upgrade de cabine em seus benefícios. 

Coisas para se atentar

  • Independentemente do tipo de cabine garantida selecionada, todas elas possuem regras e restrições que precisam ser consideradas. Na maioria das vezes a regra mais importante é a referente ao cancelamento. Dependendo da companhia, a penalidade por cancelamento pode chegar até 100% do valor pago pelo cruzeiro. Portanto, não se esqueça de conferir os Termos e Condições da compra de uma cabine garantida. Elas podem variar de companhia para companhia;

  • Reservar uma cabine garantida não significa necessariamente que você economizará na tarifa. Na verdade, isso depende muito da companhia de cruzeiros que você escolher. A MSC Cruzeiros, a Costa Cruzeiros e a Norwegian Cruise Line, por exemplo, costumam oferecer cabines garantidas com preços mais atrativos que as cabines numeradas. Isso, levando em conta apenas a tarifa do cruzeiro, sem considerar a adição de extras como, por exemplo, pacote de bebidas. Já companhias como a Disney Cruise Line e Holland America oferecem também cabines garantidas, no entanto, elas costumam ter o mesmo preço das cabines numeradas. Neste caso, pagar o preço cheio só é bom negócio se você receber o upgrade. Do contrário, você pode estar jogando fora o seu direito de escolher a localização da cabine. A única exceção é quando a lotação do navio é alta e apenas cabines garantidas estão disponíveis. Daí não sobra muita opção para se escolher uma cabine numerada;

  • Assim como acontece com os preços das cabines garantidas, um upgrade de cabine não quer dizer que você receberá todas as vantagens que os passageiros que pagam integralmente recebem. Verifique os benefícios aplicáveis. Eles podem realmente te surpreender como, por exemplo, conseguir uma suíte enorme com serviço de mordomo.

  • Se você já reservou o seu cruzeiro, mas encontrou uma oferta melhor depois disso, você pode tentar negociar uma cabine superior com o seu agente de viagens ou com a companhia de cruzeiros. No entanto, para fazer isso, é preciso cancelar a sua primeira reserva para remarcar uma nova. Isso significa que, muito provavelmente, você perderá qualquer promoção existente associada à sua reserva original. Dependendo da promoção associada, a troca por uma cabine com melhor localização pode não ser tão vantajosa assim. No caso de uma promoção com pacote de bebidas grátis, por exemplo, a troca definitivamente não vale a pena;

  • Se o upgrade de cabine oferecer uma vantagem realmente óbvia como, por exemplo, passar de uma cabine interna que não tem janelas para uma cabine com varanda, então sugerimos que o upgrade seja feito. Mas se a diferença entre a cabine reservada e a nova cabine atribuída for pequena, talvez a troca não valha a pena.

Motivos para FAZER ou NÃO FAZER um upgrade de cabine

A forma como você pretende gastar o seu tempo a bordo de um cruzeiro pode ser fator determinante na decisão de fazer ou não um upgrade de cabine. Se você busca aproveitar todos os shows, jogos, restaurantes, bares, excursões e for passar pouco tempo na cabine, gastar um pouco mais com um upgrade talvez não faça sentido. O mesmo vale para quem vê a cabine apenas como uma acomodação enquanto navega até o destino e deseja economizar o máximo possível. Nesses casos o mais aconselhável é optar por uma cabine garantida e possivelmente se deparar com a surpresa de uma cabine melhor, mas sem a possibilidade de escolha da sua localização. Já quem prioriza a boa localização no navio, deve evitar as cabines garantidas e optar por um upgrade pago.

Entretanto, se você valoriza a privacidade, também uma bela vista e/ou um tratamento diferenciado, assim como privilégios exclusivos, investir um pouco mais para que o seu cruzeiro atenda às suas expectativas, é uma ótima pedida. Especialmente se você deseja ter uma vista deslumbrante ao acordar e está ansioso para gastar tempo no conforto da sua cabine lendo tranquilamente aquele livro que há 6 meses está parado na sua mesa de cabeceira.

Se você precisa de espaço extra na cabine, seja porque a família inteira está viajando junta ou, porque a viagem é para celebrar uma ocasião especial, um upgrade de cabine é definitivamente uma boa ideia. Afinal de contas, o mais importante numa viagem de cruzeiro é viver momentos inesquecíveis e longe de apertos.

Pessoas com mobilidade reduzida precisam de cabines com acessibilidade. Isso é fato. Os navios de cruzeiros costumam ter um número limitado de cabines adaptadas para cadeirantes. Um upgrade aqui não dá garantias nenhuma de receber uma categoria melhor que possua a acessibilidade que você precisa. Portanto, se você reservou esse tipo de cabine, diga não a um upgrade e mantenha a cabine que você já tem.

No final das contas, um upgrade de cabine costuma ser vantajoso se for gratuito ou por um valor reduzido que caiba em seu orçamento. O importante aqui é avaliar se a troca teoricamente “para melhor” é de fato vantajosa. Compare sempre preços, benefícios, promoções, bem como as condições associadas à cabine e à tarifa. Claro que aqui também entram as suas preferências e necessidades em jogo. O que é bom para você pode nem sempre ser bom para o outro.

A boa notícia é que independentemente da maneira que você deseja navegar e da cabine que você esteja de olho, a Dreamlines te ajuda sempre a encontra a oferta que melhor se adapte às suas necessidades e expectativas. Incluindo ofertas que ofereçam um upgrade de cabine gratuito ou cortesia? Mas lembre-se: um upgrade de cabine é realmente um upgrade, se você já conseguiu tudo o que você deseja e precisa de uma cabine?



No Responses

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *