Os números não mentem: viajar de cruzeiro já caiu no gosto dos brasileiros. De acordo com o estudo anual realizado pela CLIA – Cruise Lines Internacional Association, 510 mil brasileiros navegaram a bordo de navios de cruzeiro durante 2018, um número que representa um crescimento de 15% com relação ao ano anterior.
O fator número 1 apontado pela associação como fator para este crescimento são as inúmeras opções de cruzeiro com excelente custo-benefício. Ao viajar de cruzeiro, o viajante tem transporte sem atrasos, acomodação de alta qualidade, todas a refeições incluídas e entretenimento noturno condensados em apenas uma tarifa.
Mas quais são os destinos que têm a preferência do público brasileiro quando o assunto são viagens de cruzeiro?
1 – América do Sul: 315 mil viajantes brasileiros
A praticidade de embarcar em Santos, Rio de Janeiro ou Salvador faz com que a América do Sul seja o destino favorito dos brasileiros. Roteiros clássicos que percorrem a costa brasileira e visitam Argentina e Uruguai são oferecidos pela MSC, Costa Cruzeiros e Pullmantur. Para a temporada 2019/2020 serão 7 navios realizando estes itinerários.
Também é possível embarcar numa viagem mais longa contornando Cone Sul e desembarcando no Chile. Estes roteiros que visitam os mais belos locais da Patagônia argentina e chilena são oferecidos pela Norwegian Cruise Line e Celebrity Cruises.

Cruzeiros pela Patagônia saindo do Brasil duram uma média de 2 semanas, percorrendo as belezas da Argentina e do Chile
2 – Caribe: 111 mil viajantes brasileiros
Cada ano, o Caribe recebe novidades e novos navios que constantemente atraem brasileiros para suas águas azul turquesa. O grande lançamento do ano ficou por conta da ilha privada da Royal Caribbean, que oferece o conceito Perfect Day at Coco Cay.
O novo maior navio do mundo, o Symphony of the Seas, com capacidade para quase 6 mil hóspedes, também atraiu o público brasileiro para o Caribe em 2018. A MSC, a Carnival Cruise Line, a Celebrity Cruises e a Norwegian Cruise Line também foram companhias que lançaram novos navios especificamente para o Caribe.

A ilha privada da Royal Caribbean é um dos mais novos atrativos de um cruzeiro pelo Caribe
3 – Mediterrâneo: 21 mil viajantes brasileiros
O Mediterrâneo Central e Ocidental foi o destino favorito dos brasileiros em cruzeiros pela Europa. Os itinerários por esta região costumam ter embarque em Barcelona ou em portos da Itália e são oferecidos por todas a grandes companhias marítimas.

A região de Cinqueterre é visitada pelos cruzeiristas que desembarcam no porto de La Spezia, durante cruzeiros pelo Mediterrâneo
4 – Ilhas Gregas: 17 mil viajantes brasileiros
A região do Mar Adriático e Mar Egeu teve um aumento de 7% no número de visitantes brasileiros. Isso porque viajar pela região por contra própria não é tarefa das mais práticas: voos entre as ilhas gregas costumam ser extremamente caros e o sistema de ferrys está sujeito a atrasos e cancelamentos. Um cruzeiro pelas ilhas gregas se destaca como a maneira mais prazerosa e cômoda de conhecer a região.

Santorini está em quase todos os itinerários de cruzeiros pelas ilhas gregas, um dos destinos mais desejados pelos brasileiros
5 – Países Bálticos: 5 mil viajantes brasileiros
Um cruzeiro pelo Mar Báltico oferece a oportunidade de conhecer países como Rússia, Dinamarca, Estônia, Finlândia e Suécia em uma só viagem. Tudo isso com a vantagem de que brasileiros não precisam de visto no passaporte para nenhum destes países. As companhias favoritas dos brasileiros que navegam pela região são Princess Cruises e Costa Cruzeiros.

Um pernoite em São Petersburgo é oferecido pela maioria das companhias de cruzeiro que navegam pelo Mar Báltico
6 – Escandinávia: 6 mil viajantes brasileiros
A grande atração de um cruzeiro pela região do Norte Europeu são os Fiordes Noruegueses, que somente podem ser apreciados durante uma viagem de navio. Por isso, o destino oferece cruzeiros de todos os tipos: desde embarcações de luxo (Crystal Cruises ou Seabourn) até cruzeiros de expedição (Hurtigruten).

Os cruzeiros pelos fiordes noruegueses são oferecidos somente no verão europeu, quando os dias são mais longos e as temperaturas mais amenas
7 – Dubai e Emirados: 4.5 mil viajantes brasileiros
Desde 2018, os brasileiros têm isenção de visto para viagens de turismo aos Emirados Árabes, o que aumentou significativamente a procura pelo destino. Companhias como MSC oferecem pacotes que incluem voo e cruzeiro pela região, o que facilita ainda mais o planejamento da viagem.

Dubai é o porto de embarque dos cruzeiros que percorrem os Emirados Árabes, Omã, Bahrein e demais portos do Golfo Pérsico
8 – Alasca: 3 mil viajantes brasileiros
Considerada uma das mais belas regiões do planeta para navegar, o Alasca ainda é um destino pouco explorado pelos brasileiros. Com opções de embarque em Seattle ou Vancouver, um cruzeiro pelo Alasca é sem dúvida a maneira mais prática de conhecer as belas paisagens da região e ter contato com a vida animal marinha. A temporada de cruzeiros pelo Alasca se limita ao verão no hemisfério norte, de junho a setembro, e recebe navios de diversas companhias marítimas como Princess Cruises, Norwegian Cruise Line e até mesmo a Disney Cruise Line!

As atividades de observação de animais são um dos destaques dos cruzeiros pelo Alasca