Malas em cruzeiros: o que pode, o que não pode?

Está chegando o dia do seu cruzeiro e é normal surgirem dúvidas sobre o que levar nas malas. Você sabe o que precisa levar, o que é proibido levar, e o que não é necessário levar? Confira com a gente os itens que são essenciais para sua viagem e fique por dentro das melhores dicas na hora de arrumar a mala e passar pelo embarque.  

Quais são as restrições de bagagem?

Antes de falar do conteúdo das malas, vamos falar da mala em si. As companhias marítimas apresentam algumas restrições de bagagem, mas suas regras não são tão restritas como das linhas aéreas, por exemplo. Geralmente, o limite de bagagens em navios é de 90kg que podem ser distribuídos em 3 malas por cabine. Além disso, cada passageiro tem direito a uma bagagem de mão

Apesar de o limite ser generoso, lembre-se que o espaço na cabine é limitado e você não precisa levar 3 volumes para viagens pequenas. 90kg é bastante coisa e espaço da cabine deve ser priorizado. A Costa Cruzeiros, por exemplo, sugere uma mala para cruzeiros de até 7 dias, duas para cruzeiros de no máximo 14 dias e 3 para viagens com mais de 14 diasalém da bagagem de mão.

Se você comprou seu cruzeiro em um pacote de viagem com voo incluso, os limites que prevalecem são os da linha aérea. Ou seja, o limite de 90kg acaba valendo apenas para quem começa a viagem no porto. 

O que eu preciso levar? 

Prepare papel e a caneta, é hora de anotar tudo o que não pode faltar na sua mala. Documentos, remédios, produtos de higiene e uma bagagem de mão são itens essenciais. Além das roupas, é claro!  

Documentos

Os documentos necessários para embarcar no cruzeiro são os itens mais importantes da lista. Eles são os únicos artigos que realmente não podem faltar com você na hora do embarque. 

Para viagens nacionais, basta um documento com foto. Seu RG (Carteira de Identidade Civil pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), passaporte (Válido por mais de 6 meses) ou carteira de motorista serão aceitos e documentos como CREA, CRM e AOB também podem ser apresentados. 

Em viagens internacionais, os documentos variam de acordo com o destino. Para países integrantes do Mercosul você pode escolher entre o passaporte ou RG. Para outros destinos internacionais, apenas o passaporte será aceito. 

Muitos destinos internacionais também exigem visto. Cidadãos brasileiros não precisam apresentá-lo em países da união europeia por períodos menores que 90 dias. Para permanências maiores ou outros destinos internacionais é aconselhado que o passageiro entre em contato diretamente com o consulado de cada país. 

Em caso de dúvidas, não deixe de visitar nosso artigo completo sobre os documentos necessários para embarques em cruzeiros. 

Mala de mão

Ter uma bagagem de mão é muito importante para o dia do embarque. Quando você faz o check-in e despacha suas malas, pode ser que você só as receba em sua cabine no final do dia. Por isso, é importante ter consigo tudo o que você precisar durante esse tempo. Documentos, itens de higiene pessoal, carregadores, medicamentos e roupa extra são boas opções para incluir na mala de mão.

Se você quiser pular na piscina logo após o embarque, considere levar roupa de banho na mochilaassim você não precisar esperar até a mala chegar em sua cabine para entrar na água. Um casaco também é uma boa ideia, já que a climatização dos navios pode ser forte e fria. A mala de mão também é importante para turistar em terra firme nos destinos do cruzeiro, principalmente em excursões ou trilhas, onde você vai precisar de água, comida, carregadores e roupa extra.

Remédios

Além dos documentos, os medicamentos também são prioridade. Mesmo que os navios possuam lojas e farmáciasé bom garantir já levar o remédio que você precisa na mala. Medicamentos comuns e básicos são fáceis de achar a bordo ou nas cidades de destino do navio, mas esse não é o caso para remédios específicos e manipulados, então é bom ir preparado.

Roupas

O que não pode faltar são roupas e sapatos confortáveis para ficar na cabine. Fora isso, o destino de sua viagem define o que colocar na mala. Roupas casuais e leves, chinelos, bonés e chapéus são interessantes para destinos tropicais como o Caribe, Riviera Mexicana e o próprio Brasil. Roupas informais caem bem em países europeus, mas não esqueça o casaquinho. Já destinos mais frios exigem roupas mais pesadas e o dress code costuma ser mais formal, principalmente em cruzeiros de luxo. 

Também é bom ficar por dentro da programação do navio para saber dos eventos e festas que vão acontecer. Na noite do capitão, também chamada de noite de gala, os convidados costumam usar roupas mais formais, onde ternos, gravatas e vestidos longos são comuns, mas não são obrigatórios. Além disso, companhias como a Costa Cruzeiros, MSC CruzeirosNorwegian Cruise Line organizam festas temáticas a bordo. Temas comuns são a festa do branco, a festa dos anos 60 ou a festa do Havaii, por exemplo. Então vale a pena levar uma peça de roupas brancas e uma camisa ou vestido floridos se você não quiser ir para as festas descaracterizados.

Pense também nas atrações que o navio oferece. Não deixe de ir à piscina por não ter levado sua roupa de banho. E não esqueça óculos de sol e protetor solar!  

Produtos de higiene pessoal 

Os navios já possuem shampoos, condicionadores e sabonetes em suas cabines. Apesar disso, existem produtos específicos para seu tipo de pele ou cabelo que é bom considerar levar, pois talvez seja difícil encontrá-los nas cabines ou nas lojas a bordo. 

E lembre-se: com exceção dos documentos, você pode encontrar a maioria dos itens necessários nas lojas a bordo ou nas cidades de destino do cruzeiro. Então não esquente a cabeça caso você esquecer alguma coisa!

O que eu não preciso levar?

As cabines dos navios já possuem toalhas, roupas de cama, shampoo, condicionador e secadores. Algumas suítes possuem até mesmo roupão. Portanto, não é necessário levar nenhum desses itens em nas malas, a não ser que você quira ter seus produtos preferidos consigo. 

O que é proibido levar?

Alguns equipamentos elétricos não podem ser levados a bordo. Chapinhasecador de cabelo e ferro de passar são proibidos por motivos de segurança e serão confiscados no embarqueComo esses itens são essenciais para seu bem-estar, os navios possuem secadores próprios em suas cabines e espaços dedicados para passar roupa, com ferros de passar e equipamentos necessários. 

Alimentos e bebidas também são proibidos. Mesmo que seja tentador levar uma garrafa de sua bebida favorita, ela será confiscada na entrada e sem direito a devolução após o cruzeiro. E isso vale para todos os dias, não somente para o dia do embarque.  

A maioria das companhias abre exceção para vinhos e champanhes caso você queira comemorar alguma ocasião especial a bordo. São permitidas até duas garrafas de 750ml na bagagem de mão. As garrafas podem ser consumidas nas cabines ou você pode apreciá-las nos restaurantes do navio, onde será cobrada uma taxa por rolha, que normalmente custa 15 dólares por garrafa. 

Dicas extra 

Mas as dicas não param por ai. Os especialistas em cruzeiros a bordo da Dreamlines possuem muito conhecimento no assunto. É muita sabedoria acumulada! Por isso fomos atrás de buscar dicas com os veteranos em viagens e fizemos um levantamento das melhores ideias. Se liga!

Deixe espaço na mala

Se você levar suas malas completamente cheias, como é que você vai trazer as compras da viagem de volta pra casa? Deixe um espaço para você conseguir trazer tudo com tranquilidade. 

Leve uma bateria externa

Baterias externas permitem que você carregue seu celular fora da cabine. Ele é especialmente importante para quem vai fazer excursões fora das cidades e que duram o dia todo.

Leve um adaptador universal

Um adaptador universal é recomendável para cruzeiros que passam por diversos países. Caso você precise carregar algo em terra firme, você esterá preparado em qualquer um dos países.

Baixe séries e leve livros

Cruzeiros transatlânticos podem permanecer mais de 7 dias em alto-mar. Nesse tipo de viagem é normal que os passageiros passem mais tempo na cabine e um livro ou uma série podem fazer toda a diferença para sua estadia. Mas não deixe de aproveitar as atrações do navio para ficar na cabine fazendo maratona de série na Netflix!

Leve cartões de memória extra para sua máquina fotográfica

Se você tem uma máquina fotográfica e gosta de tirar fotos, melhor levar cartões de memória extra. Muitos entusiastas da fotografia ficam empolgados com os destinos e acabam rapidamente com a memória do cartão.

E ai, preparado?

 

Texto e informações por: Alexandre Lazaron

 



Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *