Inúmeras riquezas históricas, gastronomia premiada, diversão para todos os gostos e belíssimas praias fazem do Mediterrâneo o lugar ideal para visitar a bordo de um cruzeiro!
O Mediterrâneo é sem dúvida um dos destinos mais populares entre os brasileiros que curtem fazer cruzeiros. Fica apenas atrás dos cruzeiros Brasil e dos cruzeiros Caribe. A variedade de cidades portuárias para se visitar e a rica história e cultura do Mar Mediterrâneo fazem dele um destino perfeito para as suas férias. Entre as antigas cidades gregas, as águas azul-turquesa da costa croata, a emoção de Barcelona ou a cozinha italiana, o Mediterrâneo oferece muitas opções de cruzeiros para todos bolsos e gostos.
É possível encontrar cruzeiros no Mediterrâneo durante todo o ano. No entanto, as ofertas nos meses de julho, agosto e setembro, verão no hemisfério norte, são muito mais variadas do que nos meses de inverno. É exatamente nesta época que os cruzeiros para famílias são mais procurados.
Ainda assim, fazer um cruzeiro entre novembro e março, outono e inverno europeu, pode ter algumas vantagens. Por um lado, os preços são mais baixos do que na alta temporada, por outro lado, as temperaturas são mais baixas e mais propícias para passeios que requerem um pouco mais de atividade física.
Alguns dos países mais visitados no mundo são banhados pelo Mar Mediterrâneo e atraem todos os anos diversos turistas. Isso, somado ao acesso fácil, aos ótimos preços e às muitas horas de sol, faz com que uma viagem de cruzeiro seja a forma mais completa para se conhecer a história, a cultura e a gastronomia desses lugares. Companhias como a MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros e Oceania Cruises oferecem belos roteiros saindo, em sua grande maioria, da Itália, da França e da Espanha.
Civitavecchia é tido como o principal porto de partida de cruzeiros pela Itália e fica a menos de uma hora da cidade de Roma. Os cruzeiros pelo Mediterrâneo que lá aportam, costumam oferecer por um custo extra excursões para a capital italiana. De Veneza também saem muitos cruzeiros que tem a Croácia como destino. Nos últimos anos a cidade de Dubrovnik se tornou muito famosa por ter servido de locação para as filmagens da série Game of Thrones e muitos cruzeiros acabaram incluindo a cidade como porto de escala em seus roteiros. Outros portos de escala bastante populares na Itália são Gênova e Savona, na região da Ligúria, e Taormina e Palermo, na Sicília.
Os cruzeiros saindo da Espanha costumam geralmente partir de Barcelona. Um aspecto muito positivo do ponto de vista de quem faz cruzeiros, é que o porto de Barcelona fica dentro da própria cidade. Com isso, você ganha tempo de deslocamento e, assim, mais tempo para conhecer a incrível capital catalã. Barcelona, além de ser uma das cidades mais badaladas da Europa, é também mundialmente conhecida por sua arquitetura modernista. Aliás, grande parte dos principais pontos turísticos da cidade foram construídos pelo modernista Antoni Gaudí e merecem uma visita. Outro local muito conhecido na Espanha por agitar o verão europeu com suas lendárias festas é a famosa ilha de Ibiza. Muitos cruzeiros incluem a ilha em seus roteiros, assim como Palma de Maiorca e Málaga, duas outras cidades que valem a pena serem visitadas.
Outro país excelente para se conhecer a bordo de um cruzeiro é a Grécia. Por ter diversas ilhas como parte de seu território, o transporte entre elas é garantido e muito confortável a bordo de um cruzeiro. Isso, sem se falar na hospedagem, na alimentação e no entretenimento que também já vem incluídos no preço da viagem. Santorini e Mykonos são as ilhas mais conhecidas da Grécia e praticamente todos os cruzeiros para as ilhas gregas passam por elas. O porto de Pireus é o principal porto do país e fica a aproximadamente uma hora de Atenas. Como berço da democracia, a capital grega abriga na Acrópole o Parthenon, uma das melhores representações da antiguidade clássica da humanidade. Imperdível!
Considerada por muitos uma das dietas mais saudáveis do mundo, a cozinha mediterrânea tem como ingredientes base os legumes, verduras e frutas da estação, peixes e frutos do mar e carnes magras. No entanto, nada caracteriza mais o seu sabor do que a presença do azeite e de especiarias como o orégano, o alecrim, o manjericão e o tomilho nas receitas mediterrâneas.
Sabemos que um dos grandes atrativos de um cruzeiro é a experiência gastronômica que ele oferece. Desta forma, a cozinha mediterrânea não poderia faltar nos cruzeiros de todo o mundo, incluindo, é claro, nos cruzeiros do Mediterrâneo. Todo o navio tem pelo menos um restaurante a bordo servindo pratos tradicionais do Mar Mediterrâneo. Um dos mais novos navios da Royal Caribbean, o Harmony of the Seas, é um deles. Inclusive o célebre chef Jamie Oliver assinou os menus do restaurante Jamie’s Italian presente em muitos navios da companhia.
A Norwegian Cruise Line é outra companhia que trouxe um chef famoso para assinar o menu do restaurante Ocean Blue a bordo de navios como o Norwegian Breakaway e o Norwegian Bliss. Responsável pelo restaurante, Geoffrey Zakarian criou um menu especializado em frutos do mar, preparado com ingredientes frescos e uma excelente carta de vinhos para acompanhar.