Perguntas Frequentes

Aqui você encontrará as respostas para várias das dúvidas sobre a DREAMLINES e sua viagem!

Em funcionamento desde 2012, a DREAMLINES é uma empresa especializada em cruzeiros, que opera o portal de viagens online www.dreamlines.com.br. Oferecemos aos nossos clientes mais de 25.000 cruzeiros, com os mais variados destinos. Além do portal, os clientes DREAMLINES podem também reservar seus cruzeiros por telefone. A DREAMLINES tem sua sede em Hamburgo, Alemanha, e através do selo de qualidade eKomi, recebeu de seus clientes nota de satisfação 4,6 de 5.

No Brasil, a DREAMLINES possui um escritório, no entanto, não é uma agência física para atendimento ao cliente. Todo nosso atendimento é única e exclusivamente via internet e telefone. Isso garante um atendimento padronizado em todo o país.

Trabalhamos com as mais experientes e reconhecidas companhias de cruzeiros do mundo e operamos somente com empresas que preencham nossos critérios de qualidade. A DREAMLINES oferece o maior portfólio de cruzeiros no Brasil, além de um atendimento exclusivo e gratuito feito por profissionais altamente qualificados, que regularmente recebem treinamentos e fazem visitas técnicas aos navios. Com isso, garantimos aos nossos clientes informações sobre as últimas novidades no ramo de cruzeiros.

A DREAMLINES possui uma grande variedade de cruzeiros fluviais e de alto mar, com diversas companhias e pelo mundo todo. Sejam cruzeiros familiares, de luxo, de expedição ou de bem-estar, aqui você encontrará a melhor opção para você. Para mais informações sobre nossas ofertas, entre em contato com um de nossos especialistas.

Através de profissionais treinados, garantimos ofertas de qualidade, que se adaptam às suas necessidades e desejos. Sempre dispostos a sanar qualquer dúvida ou atender à qualquer sugestão, nossos especialistas o auxiliarão desde o planejamento do seu cruzeiro até o desembarque, incluindo reserva de excursões em terra durante o cruzeiro ou qualquer outro serviço adicional. Nosso atendimento é gratuito e sem compromisso, sempre com muita simpatia e experiência – isto tudo em várias línguas. Fale com um de nossos especialistas através do número 0800 740 7407 e faça o cruzeiro dos seus sonhos com a DREAMLINES.

Caso encontre uma oferta mais barata do que a oferecida pela DREAMLINES, a empresa responsabiliza-se em cobrir o valor mais baixo encontrado. Para mais informações sobre as condições do melhor preço garantido, veja aqui.

Ao solicitar uma cotação, um e-mail sem compromisso é enviado aos nossos especialistas. Estes confirmarão os preços e a disponibilidade do cruzeiro diretamente com a companhia, e retornarão o seu pedido por telefone ou e-mail. Neste caso, a sua solicitação não está necessariamente associada a uma reserva e, caso não esteja mais interessado no cruzeiro, você receberá toda a ajuda para encontrar outra opção que melhor se adapte às suas necessidades.

Sim. Algumas das nossas ofertas de cruzeiros são pacotes que já incluem um aéreo de ida ou de volta. Para mais informações sobre estes pacotes contate um dos nossos especialistas em cruzeiros.

A resposta para esta pergunta dependerá inteiramente do destino escolhido. Enquanto a época ideal para um cruzeiro no Mediterrâneo é entre Abril e Outubro, para a América do Sul ou o Caribe é entre Novembro e Maio. As companhias levam as estações do ano em consideração quando planejam os roteiros dos navios, de modo que alguns destinos não são visitados em determinadas épocas do ano. Você poderá sempre contar com a ajuda de um dos nossos especialistas para lhe indicar qual o melhor momento de navegar rumo ao destino desejado.

Cada vez mais famílias decidem passar suas férias em alto mar, sobretudo durante o período das férias escolares. Muitas companhias oferecem cruzeiros ideais para famílias, nos quais podem ser encontradas atividades especiais para crianças e jovens, contando com profissionais para cuidar das crianças mais novas. Desta forma, você pode aproveitar alguns momentos de tranquilidade a bordo, enquanto os seus filhos se divertem nos clubes infantis. Existem ainda algumas companhias que oferecem preços especiais para crianças.

Geralmente as companhias de cruzeiro não permitem o embarque de mulher grávida com mais de 24 semanas, porém essa restrição pode variar e algumas só permitem o embarque até 21 semanas. As empresas geralmente exigem uma carta de autorização do médico especificando o tempo de gestação para permitir o embarque. Para evitar surpresas desagradáveis na hora do embarque, a DREAMLINES recomenda que, independente do período da gestação, você leve uma carta do médico com seu tempo de gestação, os medicamentos que você toma e eventuais informações que ele considere necessária. Assim, você evita qualquer problema que possa impedir uma viagem tranquila.

Para quem deseja viajar sozinho, existem muitas oportunidades de conhecer outros passageiros a bordo dos navios de cruzeiro. Várias companhias organizam um encontro descontraído no início do cruzeiro, onde é possível conhecer outros viajantes individuais, ou então, reservam uma mesa durante os jantares apenas para esses passageiros. Em muitos navios, também já existem cabines individuais ou com duas camas, que podem ser reservadas com um pequeno custo adicional para utilização individual. Para mais informações contate um dos nossos especialistas que estão à sua disposição.

Algumas companhias podem exigir uma idade mínima para embarque, que varia de 4 meses até 1 ano de idade. Esses limites também podem variar dentro da mesma companhia, de acordo com o navio e o roteiro. Passageiros com 18 anos ou mais no dia do embarque podem viajar sozinhos. Qualquer passageiro menor de 18 anos de idade deverá estar acompanhado por um adulto de 21 anos ou mais na mesma cabine. Em cruzeiros pelo Brasil, menores de 12 anos que forem embarcar com acompanhante sem nenhum grau de parentesco devem apresentar uma autorização de viagem por escrito emitida pelos pais, com firma reconhecida em cartório. Em cruzeiros pelo exterior, menores de 18 anos que forem viajar com terceiros devem apresentar o documento de identificação (RG ou passaporte) e uma autorização por escrito emitida pelos pais, com firma reconhecida em cartório. Se um dos pais não puder assinar a autorização, deve-se requerer o documento na Vara da Infância e da Juventude.

Todas as companhias possuem serviços específicos para clientes com necessidades especiais. Para garantir que os passageiros tenham um cruzeiro agradável, é necessário fornecer no momento da reserva todas as informações com relação às exigências específicas. Descubra aqui mais sobre o assunto.

Agora é possível realizar um casamento com validade legal a bordo de um navio, mas sob certas condições. No entanto, algumas companhias de cruzeiros oferecem pacotes especiais de casamento para pessoas já casadas, como forma de renovar os votos ou complementar a cerimonia civil já feita, ou até mesmo para fazer um cruzeiro de lua de mel. Veja aqui como funciona.Agora é possível realizar um casamento com validade legal a bordo de um navio, mas sob certas condições. No entanto, algumas companhias de cruzeiros oferecem pacotes especiais de casamento para pessoas já casadas, como forma de renovar os votos ou complementar a cerimonia civil já feita, ou até mesmo para fazer um cruzeiro de lua de mel. Veja aqui como funciona.

Se você perder o navio no momento da partida ou se não voltar a tempo de uma excursão para embarcar no navio, deverá se juntar a ele por conta própria. Portanto, é aconselhável levar sempre seu passaporte, mesmo durante as excursões. Ele pode ser essencial numa emergência de precisar ir ao encontro do navio.

Normalmente as empresas seguem estritamente os roteiros acordados com os passageiros. No entanto, as mesmas se reservam no direito de alterar o roteiro em caso de eventualidades que possam atrasar a programação ou colocar em risco a integridade dos passageiros. Nestas situações, a tripulação do navio e seu comandante farão o possível para visitar outros portos alternativos.

As formas de pagamento variam entre cada companhia. No entanto, a maioria das companhias exige uma entrada através de transferência bancária e o restante no cartão de crédito (Mastercard, Visa ou American Express). Nós informamos as formas de pagamento aplicáveis na cotação do cruzeiro solicitado, inclusive a possibilidade de pagamento parcelado.

Vale lembrar que o preço do cruzeiro corresponde apenas à categoria e tipo de cabine escolhida e contratada pelo passageiro. Demais despesas, gorjetas e taxas portuárias (quando não cobradas antecipadamente) serão arcadas pelo hóspede. Contratação de serviços não inclusivos, como aquisição de bens e serviços em estabelecimentos no interior da embarcação, serviços estéticos e médicos, consumo de bebidas, restaurantes alternativos, conexão com internet, ligações telefônicas, fotos, lavanderia e serviços opcionais (passagens aéreas, translado, excursões, estadia em hotéis antes ou pós cruzeiro) serão também de responsabilidade do hóspede.

A maioria das companhias utilizará o câmbio do dia para converter o valor total do cruzeiro e, assim, o pagamento será feito em Reais. Algumas companhias não trabalham com conversão, portanto, o cruzeiro será debitado em dólares e estará sujeito à cobrança de IOF.

Quem define o câmbio é a companhia de cruzeiro. Cada uma trabalha com um câmbio diferente que, apesar de não ser igual, baseia-se no dólar turismo. Como o câmbio pode mudar diariamente, pedimos que os passageiros confirmem junto à nossa equipe o câmbio do dia antes de efetuar o pagamento.

O transporte pode ser contratado à parte, caso contrário é de responsabilidade do passageiro ir até o porto de partida.

Quando for reservada uma cabine garantida, poderá ser designada uma cabine de categoria igual ou superior, mesmo se tiver itens diferentes. A designação de uma cabine de categoria superior não dará direito às vantagens que normalmente estariam incluídas no preço de tal cabine. O número da cabine e sua localização serão conhecidos pouco antes da partida ou apenas no momento do embarque.

Quando a cabine reservada vem com a informação “com vista obstruída”, significa que a vista da janela ou escotilha estará parcialmente obstruída por, de modo geral, um bote salva-vidas. Cabines externas e com varanda podem ter esta restrição e são geralmente mais baratas, sendo às vezes escolhidas como uma alternativa a uma cabine interna.

Assim que a compra for efetuada e o pagamento aprovado, você receberá em seu e-mail um comprovante de pagamento, além de algumas informações importantes para que sua viagem seja um sucesso. O voucher é o documento que você utilizará para embarcar no navio e será enviado a seu e-mail aproximadamente um mês antes da data do seu embarque. Caso não tenha recebido seu voucher nesse período, por favor entre em contato conosco através do telefone 0800 740 7407 ou do email [email protected].

Caso aconteça algum cancelamento do cruzeiro ou você deseje cancelar por algum motivo sua viagem, confira a política de cancelamento adotado pela companhia de cruzeiro no link Termos e Condições das Companhias ou entre em contato com o seu especialista Dreamlines.

A DREAMLINES recomenda a todos os seus passageiros a contratação de um seguro de viagem que dê cobertura para bagagem, lesões corporais, entre outros. Todo navio possui um médico a bordo da embarcação, mas é obrigação e responsabilidade do viajante procurar assistência médica durante o cruzeiro, caso necessário. Os serviços médicos prestados a bordo poderão ser cobrados à parte. As embarcações possuem suprimentos e equipamentos médicos de acordo com as exigências do país de sua bandeira para o atendimento de pequenos problemas de saúde. Nem a companhia de cruzeiro, nem o médico serão responsáveis perante o passageiro em decorrência de qualquer incapacidade de tratar um problema de saúde. Em caso de doença ou acidente, os hóspedes poderão ser levados para terra pela empresa e/ou pelo comandante do navio para atendimento médico. Alguns destinos não exigem vacinação se você está saindo do Brasil. Mas é sempre bom conferir no site do país de destino as exigências necessárias. Mais informações sobre vacinas podem ser obtidas em www.anvisa.gov.br, www.who.int ou Guia de Saúde do Viajante.

Caso você precise se vacinar, lembre-se que esta deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem ou mais, dependendo da vacina. Pessoas que foram imunizadas há mais de dez anos devem tomar uma dose de reforço da vacina, pois a validade das vacinas normalmente é de dez anos. Lembre-se também de levar a Carteira Internacional de Vacinação como comprovante.

Confira aqui mais informações sobre que documentos levar para sua viagem.

O check-in para embarque no navio normalmente é encerrado 2 (duas) horas antes da partida prevista. Desta forma, recomendamos aos passageiros apresentar-se no porto com 4 (quatro) horas de antecedência da saída do navio para despachar as malas. Algumas empresas também disponibilizam o check-in online que deve ser feito pelo menos três dias antes do embarque para agilizar o processo de atendimento.

Em geral, o passageiro pode optar pelo pagamento através de cartão de crédito internacional ou em dinheiro (Dólar ou Euro, dependendo do navio). Se a opção for dinheiro, o passageiro deverá efetuar um depósito que pode variar de US$ 200 a US$ 300 por cabine dependendo da companhia. Cheques pessoais e cartões eletrônicos (débito) não são aceitos.

Definida a forma de pagamento, será entregue um cartão com o nome do hóspede e o número da cabine. Esse cartão será utilizado para todo consumo a bordo (bares, restaurantes, lavanderia, serviços médicos, salão de beleza, fotografias, etc.) exceto cassino, onde só dinheiro é aceito.

Na noite anterior ao desembarque, será enviado à cabine um extrato com todas as despesas efetuadas a bordo com esse cartão. Se o extrato estiver correto e sua opção de pagamento foi através de cartão de crédito internacional, não será necessário preocupar-se com mais nada. Se a opção foi através de depósito em dinheiro será necessário dirigir-se à recepção para acertar possíveis diferenças.

Geralmente o limite máximo de bagagem permitido pelas companhias de cruzeiro é de 90kg (distribuídos em até 3 malas), sendo que será permitido apenas 1 bagagem de mão por pessoa com até no máximo as seguintes medidas: 55x35x25 cm. Consulte a companhia contratada para mais detalhes sobre as restrições de tamanho e peso. O passageiro com trecho aéreo deverá respeitar as normas da companhia aérea contratada.

Se o voo tiver sido reservado através da companhia de cruzeiros, o navio, via de regra, irá esperar pelos passageiros ou irá se responsabilizar por reservar um novo cruzeiro para os clientes. No entanto, se o voo tiver sido reservado de forma independente, você será responsável por todos os custos adicionais que possam ocorrer para chegar até o navio.

No porto, dirija-se ao armazém de bagagem e entregue suas malas a um dos funcionários da companhia de cruzeiros. Este funcionário estará uniformizado e identificado com crachá. As etiquetas de bagagem servirão, no momento do embarque, para identificar e entregar a bagagem em sua cabine. A bagagem também receberá etiquetas no final do cruzeiro, que servirão para facilitar o desembarque, indicando sua prioridade.

Sugerimos que leve na mala de mão uma muda de roupa extra, agasalho, medicamentos importantes e trajes de banho, caso queira começar a aproveitar a piscina antes mesmo de sua bagagem chegar à cabine.

Normalmente a tripulação dos navios é internacional e está acostumada a atender diferentes nacionalidades. O idioma oficial dentro dos navios costuma ser o inglês, mas facilmente você encontrará pessoas que consigam falar outras línguas. Os cruzeiros pela América do Sul geralmente dispõem de tripulantes brasileiros para melhor atendê-lo.

Animais de estimação não são permitidos a bordo. Algumas companhias, porém, permitem cães-guia.

Em todas as companhias as refeições estão incluídas no preço do cruzeiro e os horários variam de acordo com a companhia. Além disso, também há a opção de restaurantes pagos à parte. As bebidas, em geral (exceto cruzeiros all inclusive), não estão inclusas no preço. Você sempre encontrará na área do buffet um distribuidor de gelo e água potável gelada ou quente para preparar um chá com os sachês à disposição. Os passageiros têm também a opção de adquirir um pacote de bebidas. Para isso, ao embarcar no navio, você deverá se dirigir à recepção e se informar sobre as melhores ofertas de pacotes de acordo com as suas preferências. Algumas companhias marítimas também permitem que você compre os pacotes online, diretamente pelo site.

Um crédito de bordo é um valor normalmente oferecido pela companhia de cruzeiro ou seus parceiros, que pode ser usado a bordo do navio. Durante a sua viagem, o pagamento deve ser feito com o cartão da cabine, recebido no dia do embarque. A fatura final é geralmente liquidada no penúltimo dia ou na manhã do desembarque e o crédito de bordo será descontado desse valor.

Ao contrário dos hotéis em terra, o pagamento das taxas de serviço (também chamadas de gorjetas ou gratificação) é basicamente comum em navios de cruzeiro e muito esperado pela tripulação. Em algumas companhias de cruzeiro esta gratificação já está inclusa no valor do cruzeiro, em outras a tripulação não espera gorjetas e há ainda companhias que simplesmente não as admitem. Independente do caso, a quantia sugerida costuma ser de aproximadamente 10 dólares por pessoa e dia. Normalmente esta quantia é paga juntamente com a conta das despesas realizadas a bordo.

Um navio de cruzeiro é como um hotel flutuante. Nos navios de grande porte você pode levar de 2 a 3 dias para descobrir tudo o que ele tem a oferecer. Você pode aproveitar o sol numa espreguiçadeira, ler um bom livro ou apreciar a paisagem sempre em mudança. Pode ainda aproveitar a academia com inúmeras aulas ou relaxar na área de bem-estar enquanto lhe fazem uma massagem. Talvez jogar uma partida de tênis ou de golfe, ou mesmo dar um mergulho na piscina e aproveitar a sauna. Quem sabe assistir a um filme no cinema ou então descansar na sua cabine. Em alguns navios existem até ofertas mais exóticas, tais como parede de escalada ou patinação no gelo. Todo dia você receberá em sua cabine a programação das atividades do navio, no entanto a participação não é obrigatória. Algumas atividades estarão sujeitas a capacidade máxima ou mínima e, por isso, pode ser que precisem ser reservadas com antecedência.

Uma das melhores atrações noturnas é sem dúvida o teatro, onde uma variedade de atrações o aguarda. Dentre elas você encontrará musicais, shows de cabaré, apresentações acrobáticas, shows de magia e muito mais. Para aqueles que procuram um pouco de aventura e emoção, o cassino é o lugar certo. E para aqueles que após o teatro ou o cassino ainda não tiverem sono, é possível ainda ir à discoteca dançar.

Em todos os decks você encontrará um mapa do navio para melhor se orientar. Em algumas companhias é ainda possível participar de um tour gratuito, onde os principais pontos a bordo são apresentados.

Os itinerários são planejados para tornar a navegação mais calma possível, de modo que os lugares visitados são normalmente de águas tranquilas. Além disso, os navios têm estabilizadores e equipamentos de previsão do tempo com a finalidade de evitar zonas instáveis.

No entanto, os passageiros que sofrem de tonturas e enjoos, são aconselhados a selecionar uma cabine localizada no centro do barco e nos decks inferiores.

É proibido fumar a bordo na maioria das áreas dos navios e cabines. Entretanto, para proporcionar um ambiente que satisfaça também aos fumantes, os navios designam áreas específicas em ambientes abertos e devidamente sinalizadas.

Os navios geralmente oferecem uma área do tipo internet café. Consulte sobre o serviço e valores junto à recepção do navio.

A utilização do celular a bordo é possível, mas está sujeita à qualidade da recepção de rede e pode assim, trazer custos elevados que dependerão das tarifas das operadoras. Alguns navios têm telefones ou cabines de telefone que funcionam via satélite e estão à disposição por uma pequena taxa.

A maioria dos navios oferece tomada de 110v e 220v em todas as cabines. Em caso de dúvida durante a viagem, pergunte ao seu camareiro ou na recepção do navio. Não se esqueça de levar adaptadores de tomada em sua bagagem para evitar inconvenientes. O mais comum é encontrar tomadas no padrão europeu e no padrão americano.

Os cruzeiros atuais estão longe de ser como os de antigamente e durante a maior parte do tempo não existe código de vestimenta definido a bordo. Existe contudo, um código para as noites, que, de acordo com a natureza da ocasião e com as atividades, costumam exigir uma roupa especial.

Durante o dia, aconselhamos que tenha sempre na mala um calçado e roupas confortáveis para as atividades externas, além de roupas de banho.

Para a noite, recomendamos traje esporte fino para as noites casuais e traje social para as noites formais.

Vale ressaltar que as diferenças de temperaturas podem ser perceptíveis durante a viagem e portanto, recomenda-se levar também roupas de frio.

Algumas companhias de cruzeiros têm um serviço de quarto de 24h. No entanto, dependendo da companhia, este serviço pode ser gratuito ou pago, além de também poder funcionar apenas em horários específicos. Você encontrará esta informação na lista dos serviços incluídos no navio ou nas respetivas cabines.

Na maioria das companhias de cruzeiros tem a possibilidade de entregar a sua roupa para ser lavada na lavandaria que existe a bordo. Nas cabines você pode encontrar um saco para colocar a sua roupa e uma lista de preços. Este saco é levado pelo serviço de limpeza e a roupa lavada é trazida de volta para a cabine.

Estes artigos podem variar nas diferentes companhias de cruzeiros ou mesmo navios, mas de modo geral, vale a seguinte lista:

  • Ferros, aquecedores de imersão ou chapas de cabelo – todos os equipamentos elétricos que emitam calor podem trazer um risco potencial de incêndio;
  • Alimentos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas compradas em terra firme (qualquer compra efetuada no duty free ou nas paradas serão entregues na cabine do passageiro no último dia do cruzeiro);
  • Qualquer tipo de arma, incluindo spray de pimenta, facas, tacos de beisebol ou similares;
  • Fogos de artifício;
  • Drogas.

Todos os artigos proibidos a bordo serão confiscados pelo pessoal de segurança do navio e poderão apenas ser recuperados no final do cruzeiro.

Em torno de meia-noite da noite anterior ao desembarque, deixe sua bagagem na porta da cabine. O camareiro de sua cabine lhe entregará etiquetas coloridas conforme ordem de desembarque. Os funcionários do navio se encarregarão de desembarcar sua bagagem, que estará disponível após o portão de saída. Sugerimos colocar etiquetas ou fitas que diferenciem sua mala das outras, além de uma etiqueta com seus dados pessoais. Mantenha com você os objetos de valor como jóias, câmeras fotográficas, entre outros. Recomendamos também que verifique se não foi esquecido nenhum pertence, no armário, nas gavetas e no banheiro, antes de sair da cabine.

Após o tramite alfandegário, a bagagem estará disponível para retirada no salão alfandegário. O anúncio do desembarque será feito assim que todas as bagagens estiverem sido retiradas do navio, e realizada de acordo com a cor da etiqueta colocada pelo funcionário da companhia.

Os navios organizam excursões nos portos, mas você também pode obter esse serviço por conta própria em terra. A vantagem de comprar excursões a bordo é a facilidade e a segurança do serviço prestado. As excursões, que geralmente são guiadas, saem assim que o navio chega a um porto e após a liberação pelas autoridades locais. Na cabine o turista encontra o formulário das excursões com a descrição dos passeios em cada porto. Para determinados portos, se desejar sair do navio, é necessário fazer um pedido de visto individual antes. Para as excursões organizadas são automaticamente pedidos vistos de grupo. Verifique junto à recepção mais detalhes sobre os pacotes oferecidos e a necessidade de reserva antecipada.

O tempo em terra para cada excursão vai depender dos horários durante os quais o navio vai estar ancorado no respectivo porto. Durante esse tempo você pode sair do navio e descobrir o porto e a cidade. É recomendado fazer uma excursão organizada pela companhia de cruzeiros para melhor aproveitar a estadia naquele porto. Estas excursões são organizadas de forma a conseguir ver os principais pontos de cada cidade durante o tempo disponível.

As companhias de cruzeiros informam no programa diário a dita “Last Boarding Time”, que de forma geral é 30 minutos antes da partida do navio. Este horário deve ser respeitado em todos os casos.

Não, se desejar pode ficar a bordo do navio e aproveitar as atividades que à disposição.